TIC Sorocaba: trem vai ligar SP à cidade do interior do Estado

Buscando sugestões para:


Publicidade

TIC Sorocaba: o que se sabe sobre o trem que vai ligar SP à cidade do interior do Estado

Por: Leonardo Godim . Há 24h
Mobilidade para quê?

TIC Sorocaba: o que se sabe sobre o trem que vai ligar SP à cidade do interior do Estado

Projeto prevê 89,6 km de trilhos com serviço expresso, que levaria 60 minutos, e parador passando por Mairinque e Itapevi

4 minutos, 6 segundos de leitura

07/05/2025

Detalhes do projeto do TIC Sorocaba foram divulgados.
Trem terá ponto final em Sorocaba no local da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, hoje desativada. Foto: Pedro/Adobe Stock

Foram divulgados os detalhes do projeto do TIC Sorocaba, trem que vai ligar o município no interior à capital paulista. Serão 89,6 km de extensão, saindo da Estação Ferroviária de Sorocaba, atualmente desativada, até a Estação Água Branca, futuro hub de transportes do Estado.

Leia também: Trem São Paulo-Campinas é uma vitória de toda a sociedade brasileira

Maior parte do trajeto usa o mesmo leito da histórica Estrada de Ferro Sorocabana, passando por municípios como Itapevi, São Roque e Mairinque. De acordo com os estudos divulgados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), trata-se de um trecho com mobilidade saturada, com 2,5 milhões de veículos por mês passando pela Rodovia Castelo Branco. O trajeto de ônibus chega a durar duas horas e custa R$ 49,55.

Com o TIC, contudo, será possível percorrer o mesmo trecho em 57 minutos. O serviço direto custará R$ 45. Já o serviço parador terá custo variável de acordo com o local de embarque e atenderá quatro estações no caminho: Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba.

O projeto está em fase de consulta pública e as informações são preliminares, podendo, dessa forma, ser alterado até o lançamento do edital de concessão. Interessados, nesse sentido, podem propor mudanças no site da SPI. O leilão está previsto para o terceiro trimestre deste ano. Veja o que já se sabe sobre a nova linha.

Integração do TIC Sorocaba

As estações Amador Bueno e Carapicuíba terão integração com a Linha 8-Diamante. A estação Água Branca, na zona oeste da capital, será ampliada e integrará o TIC às linhas 3-Vermelha, 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, assim como ao Trem Intercidades Eixo Norte, o TIC Campinas.

Além disso, o TIC promete integrar o sistema de trens e metrôs da capital ao futuro VLT Sorocaba. Ainda há poucas informações sobre o projeto de criar uma linha de veículo leve sobre trilhos na cidade. A Secretaria de Parcerias em Investimentos divulgou, por ora, que ele terá 25 quilômetros de extensão e 13 estações, ligando o município de leste a oeste em um trajeto de 36 minutos.

Maior parte do trajeto usa o mesmo leito da histórica Estrada de Ferro Sorocabana, passando por municípios como Itapevi, São Roque e Mairinque. Foto: SPI

Intervalo entre os trens

A operação do TIC será das 5h à meia-noite, todos os dias. O serviço direto vai funcionar apenas em dias úteis, com intervalos de 30 minutos em horários de pico e de 60 minutos nos demais períodos.

Já o serviço parador terá, em dias úteis, trens saindo a cada 30 minutos no horário de pico e a cada 20 minutos nos demais períodos. Aos sábados, o intervalo será de 20 minutos em horário de pico e de 40 minutos nos demais. Ademais, nos domingos o trem sairá a cada 60 minutos o dia inteiro.

Será proibido viajar em pé

Uma das características do TIC Sorocaba é a proibição do transporte de passageiros em pé tanto no serviço parador quanto expresso. Por enquanto, o projeto prevê que essa obrigação esteja incluída no próprio contrato. Além disso, os bilhetes serão vendidos digitalmente e em bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas estações.

Demanda prevista do TIC Sorocaba

A demanda projetada é 50 mil passageiros por dia. No primeiro ano de operação, a demanda estimada é menor, de 9,4 milhões de passageiros ao ano. Porém, a partir do segundo, com operação plena, a previsão é que a demanda chegue a 12,6 milhões. A maior concentração de pessoas está prevista na Estação Água Branca, por onde devem passar 3,5 milhões de pessoas ao ano, seguida pela estação Sorocaba, com 3 milhões, e estação São Roque, com 2,6 milhões.

Investimentos

O projeto tem custos de capital previstos em R$ 11,9 bilhões ao longo de 30 anos. A maior parte está concentrado no quinto ano, com 24,3% do total, e sexto ano, com 30,1%. Serão R$ 223 milhões em estações, R$ 2,7 bilhões em vias permanentes (trilhos), R$ 1,1 em sistemas e sinalização, R$ 114 milhões em telecomunicações, R$ 2,1 bilhões em transposições e travessias, R$ 1,3 bilhão em energia, R$ 1,4 bilhão em material rodante, 1,6 bilhão em projetos e, além disso, R$ 1,14 bilhão em aspectos socioambientais.

Operação

Nos primeiros sete anos da concessão estão previstas apenas de etapas de construção e implantação. A operação, dessa forma, começaria no ano 8, com um período breve de operação inicial até o pleno funcionamento. Se o leilão ocorrer conforme previsto pela Secretaria de Parcerias em Investimentos e se tudo der certo, os trens deverão começar a circular em 2033.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login