Sinais de que há algo errado com o carro | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Sinais de que há algo errado com o carro

Por: . 12/05/2023

Publicidade

Entender

Sinais de que há algo errado com o carro

Entenda os avisos que o veículo emite se algo não estiver bem

2 minutos, 53 segundos de leitura

12/05/2023

Foto: Getty Images

Muita gente diz que conversa com o carro. Hoje, isso é quase possível. Certos modelos emitem alertas por meio de sons. Aplicativos de navegação indicam o caminho. Além disso, o veículo realmente apresenta sinais quando algo não vai bem. Saber interpretá-los pode evitar problemas mais graves. 

“O importante é que todo ruído anormal percebido ao dirigir deve ser checado o quanto antes”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi ) da rede DPaschoal.

“Ruídos podem ser provocados por diversos motivos, desde um pequeno galho que se enroscou na suspensão, um objeto ou uma pedra que se alojou no motor, até um alerta mais grave de que esse componente está a ponto de ferver ou travar por falta de líquido de arrefecimento e lubrificação”, diz Ribeiro. 

Sinais que não devem ser ignorados

1. “Estalos ouvidos ao virar o volante durante manobras indicam problemas nas juntas homocinéticas”, diz o técnico da DPaschoal. É preciso encaminhar o veículo à oficina para a substituição do componente desgastado. Caso contrário, ele pode parar.  

2. “O ruído também pode ser provocado por um rolamento danificado ou coxim da suspensão, itens que são mais simples de ser reparados”, afirma Ribeiro. “Mas somente a análise técnica pode confirmar.”

3. Cheiro de borracha queimada que não seja de pneu “cantando” é sempre preocupante. Um eventual curto-circuito na parte elétrica pode causar incêndio. Procure um mecânico com urgência. “Na melhor das hipóteses, alguma sujeira plástica enroscou no sistema de escapamento ou próximo dele.”

4. Cheiro de gasolina no interior do veículo pode indicar um problema na junta da tampa de inspeção da bomba de combustível. Em muitos carros, ela está localizada sob o banco traseiro do carro. “A substituição da vedação, na maioria dos casos, é suficiente para resolver o problema”, diz Ribeiro.

5. “Outra causa possível do cheiro de gasolina é algum problema na linha de alimentação do motor – sistema que envia o combustível do tanque para o motor e que passa sob o piso do veículo”, observa o coordenador do CTTi. Nesse caso, é preciso realizar uma inspeção minuciosa para evitar consequências mais sérias.

6. “Direção puxando para um dos lados pode ser reflexo de calibragem inadequada, perda de pressão de um dos pneus ou um pneu mais desgastado do que o outro no eixo dianteiro”, conta Danilo Ribeiro.

7. “Problemas na geometria do veículo afetam o funcionamento da direção. Nesse caso, é preciso verificar o alinhamento, procedimento que deve identificar a origem do problema e providenciar a sua correção”, afirma o especialista. “A causa também pode estar em algum componente da suspensão ou na caixa de direção.”

8. Trepidações no volante em velocidades mais elevadas geralmente ocorrem quando há problema no balanceamento das rodas. Também podem ser causadas por uma roda amassada ou um eixo desbalanceado, caso que o mecânico consegue detectar.

9. Zumbidos de ressonância acústica em altas velocidades podem surgir quando há rolamento desgastado ou pneu deformado por falta de rodízio. No primeiro caso, é preciso substituir o componente. No segundo, a banda de rodagem pode ficar deformada por “descamação”, explica Danilo Ribeiro. A boa notícia é que isso, apesar de incomodar o motorista, não compromete a segurança nem o desempenho do pneu.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA