Buscando sugestões para:
Publicidade
Preço | a partir de R$ 9.490 |
---|---|
Motor | elétrico Bosch |
Potência | 1.800 W |
Câmbio | automático |
Quadro | tubular underbone |
Rodas | 12 polegadas |
Tempo de recarga total | 4 horas |
Peso | 98 kg |
Veículos elétricos já são uma realidade. Entre bicicletas, patinetes e skates surgiu um scooter Voltz EV1, montado no Brasil pela start-up Voltz em parceria com um fabricante da China. É o primeiro produto desta categoria que permite emplacamento no Detran, dentro da legislação para elétricos.
A principal característica do Voltz EV1, sem dúvida, é a economia. A bateria de lítio, que alimenta o motor Bosch de 1.800 watts, tem autonomia de 60 km e a recarga completa demora cerca de quatro horas. Aí vem a melhor parte: essa recarga, em cidades como São Paulo, custo apenas R$ 1.
Como todo veículo elétrico, o consumo do Voltz EV1 é condicionado a fatores como carga, velocidade e topografia. Se for conduzido com garupa, em velocidade alta e com muita subida no roteiro, a autonomia e o desempenho caem drasticamente.
O piloto pode controlar os limites de velocidade por meio de um botão e escolher entre 40, 50 ou 60 km/h de velocidade máxima. Outro botão funciona como uma espécie de “booster”, que dá um pequeno incremento de potência nas subidas ou em uma ultrapassagem.
Outro destaque é o funcionamento silencioso do Voltz EV1. Tão silencioso que a buzina é bastante útil para trafegar no trânsito. Os motoristas ainda não estão acostumados a ver um scooter passando sem produzir qualquer ruído.
Por ser um produto produzido na China, alguns itens são típicos daquele mercado, como o banco com espuma muito macia e suspensões mais duras. São detalhes que não comprometem o conforto de um veículo pensado para pequenos deslocamentos. Com dimensões compactas e leve (98 kg), ele atende especialmente o público feminino, mas se mostra um pouco apertado para quem tem mais de 1,80 m, como qualquer scooter.
Com pequena rede de assistência técnica, concentrada mais no Nordeste, o Voltz EV1 é mais indicado para pequenas cidades ou uso em condomínio. Mas atenção: é obrigatório habilitação para rodar.
Preço | a partir de R$ 9.490 |
---|---|
Motor | elétrico Bosch |
Potência | 1.800 W |
Câmbio | automático |
Quadro | tubular underbone |
Rodas | 12 polegadas |
Tempo de recarga total | 4 horas |
Peso | 98 kg |
Avaliamos a primeira scooter movida a eletricidade produzida pela startup pernambucana Voltz Motors pelas ruas e avenidas de São Paulo; assista o vídeo
Modelo street tem rodas aro 17, freios CBS e pesa 130 kg; velocidade máxima é de 120 km/h e bateria de íons de lítio garante autonomia de 180 quilômetros
Nova EV1 Sport 2021 vai até 75 km/h; equipada com duas baterias, autonomia da scooter chega a 180 quilômetros, mas preço sobe para R$ 15.790
Veículos de duas rodas movidos a bateria devem ter crescimento nas vendas como modais seguros para se locomover em tempos de covid-19
Além de suas motos e scooters elétricas, empresa pernambucana aposta em modelo de negócio online e alta tecnologia para oferecer financiamento e seguro acessíveis