Corredor verde entre Europa e África terá ferries elétricos

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Corredor verde entre Europa e África terá ferries elétricos; saiba onde

Por: Isabel Lima . 05/02/2025

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Inovação

Corredor verde entre Europa e África terá ferries elétricos; saiba onde

Trajeto liga as cidades de Tarifa e Ranger com dois férries elétricos que prometem não emitir gases de efeito estufa

2 minutos, 53 segundos de leitura

05/02/2025

Corredor verde deve começar a funcionar em 2027, após dois anos e meio de construção das embarcações e infraestrutura. Foto: Divulgação/ Baleria
Corredor verde deve começar a funcionar em 2027, após dois anos e meio de construção das embarcações e infraestrutura. Foto: Divulgação/ Baleria

A empresa Baleària, especializada em transporte marítimo, anunciou que vai implementar o primeiro corredor verde entre Espanha e Marrocos, ligando a Europa à África. Conforme a empresa, ferries elétricos não emitirão gases de efeito estufa (GEE). Desta forma, o transporte sustentável entre as cidades de Tarifa e Tânger está garantido pelos próximos 15 anos. Esta é a previsão da Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA) no contrato assinado com a empresa.

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O presidente da Baleària, Adolfo Utor, divulgou a novidade no fim de janeiro. “Assumimos o desafio de transformar a linha Tarifa-Tânger Ville em um exemplo de mobilidade, modernidade e sustentabilidade internacional”, explicou o presidente. 

Para isso, dois férries elétricos devem entrar em operação, ligando a cidade espanhola à marroquina. A princípio, o projeto público-privado inclui a construção de dois navios irmãos em Astilleros Armon, um estaleiro espanhol. Além disso, a empresa deve realizar a eletrificação de portos e a instalação de sistemas de recarga de baterias.

Esses navios devem ter aparência semelhante aos ferries movidos a gás natural usados atualmente.  Com 25 metros de largura e velocidade máxima de 26 nós, o barco terá capacidade para 804 passageiros e 225 carros. 

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Ferries elétricos

Conforme divulgado pela Baleària, os dois férries elétricos devem entrar em funcionamento em 2027. Isso porque a construção das embarcações deve demorar cerca de dois anos e meio. 

“Cada navio terá uma potência elétrica de 16 MW, graças a quatro hélices elétricas alimentadas por bateria, cuja capacidade de 11.500 kWh permitirá que eles façam todo o percurso (18 milhas) com propulsão elétrica e sem emissões”, informou a companhia. 

Para o diretor da empresa, quando os ferries elétricos entrarem em funcionamento, vão corroborar para o cumprimento das metas de descarbonização de 2050. Além de eliminar as emissões de GEE, a propulsão elétrica vai reduzir os ruídos e vibrações durante as viagens.

Ademais, cada navio terá quatro geradores de reserva movidos a diesel, com capacidade total de 11.200 kW, para possíveis contingências.

Baterias das embarcações

De acordo com a empresa que vai administrar o corredor verde, as baterias das balsas rápidas serão recarregadas durante a escala de uma hora em cada porto. Para que isso seja possível, está previsto a instalação de baterias de 8 MWh de capacidade bruta cada em ambos os portos, que se somarão ao fornecimento elétrico em terra (5 MW em Tarifa e 8 MW em Tânger). 

O carregamento ocorre através de dois braços robóticos autônomos, conectados ao navio por meio da conexão OPS (Onshore Power System, sistema que permite navios atracados em porto a se conectarem à rede elétrica terrestre). “Este sistema inovador nos permitirá recarregar as baterias necessárias para a rota em apenas 40 minutos”, disse Utor. Entre as instalações de bordo e em terra, a capacidade total da bateria será de 39 MWh brutos (equivalente a cerca de 765 carros elétricos).

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