Fiat lança triciclo elétrico para entregas de última milha | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Fiat Tris: novo triciclo elétrico utilitário mira entregas de ‘última milha’

Por: Arthur Caldeira . Há 1 dia atras
Inovação

Fiat Tris: novo triciclo elétrico utilitário mira entregas de ‘última milha’

Primeiro triciclo elétrico da Fiat será vendido inicialmente na África e no Oriente Médio, locais onde esse tipo de veículo é bastante popular

2 minutos, 31 segundos de leitura

27/05/2025

Tris, primeiro triciclo elétrico da Fiat
Tris tem autonomia para 90 quilômetros; tempo de recarga gira em torno de 3,5 horas. Fotos: Fiat

Em busca de uma mobilidade mais sustentável, a Fiat Professional lançou o Tris, seu primeiro triciclo elétrico. Especialmente projetado para a logística B2B e as entregas de última milha, o Tris foi desenvolvido no Centro Stile, na Itália, mas será fabricado em Marrocos. Inicialmente, o Tris estará disponível nos mercados da África e do Oriente Médio, onde esse tipo de veículo é bastante popular. Entretanto, a Fiat não descarta vender o triciclo na Europa e em outros mercados futuramente.

Desenvolvido para atender as demandas atuais de mobilidade sustentável e eficiência nas entregas, o triciclo elétrico da Fiat terá três configurações: chassis-cabine, flatbed e picape. Dessa forma, oferece versatilidade para diversas aplicações, desde o transporte de mercadorias variadas a serviços móveis.

Como é o triciclo elétrico da Fiat

Equipada com uma bateria de 6,9 kWh, o Tris oferece autonomia de 90 quilômetros, ideal para deslocamentos urbanos. Sua recarga pode ser feita em uma tomada doméstica de 220V, e leva 3,5 horas para ser recarregada de 0 a 80%. Além disso, o Tris tem um motor elétrico de 48V, capaz de gerar 9 kW de potência máxima e um torque de 45 Nm. O desempenho, de acordo com a Fiat, é suficiente para o transporte de cargas leves.

Modular, Tris terá três configurações: chassis-cabine, flatbed e picape

Com 3,17 metros de comprimento e um raio de giro de 3,05 metros, o Tris pode circular por ruas estreitas com agilidade. Seu design modular permite três configurações: chassis-cabine, flatbed e picape, atendendo às necessidades de microempreendedores e trabalhadores autônomos. O modelo conta com uma área de carga de 2,25 m², podendo transportar um palete europeu e suportar até 540 kg de carga útil.

A cabine do Tris prioriza a ergonomia e o conforto, permitindo fácil entrada e saída, além de contar com um painel digital de 5,7 polegadas, conectividade USB-C e uma tomada de 12V para recarga de dispositivos. O design moderno inclui iluminação LED, garantindo visibilidade e reforçando a identidade visual do veículo. Sua estrutura tubular possui um revestimento anticorrosivo, assegurando durabilidade mesmo em condições de uso intenso.

Preço e disponibilidade

Fabricado no Marrocos, o Tris estará disponível nos principais mercados da África e do Oriente Médio, com perspectivas de expansão para a Europa no futuro. Embora a Fiat não tenha divulgado o preço, o modelo será acessível por meio de planos de leasing e lease-to-own, facilitando sua aquisição por pequenos negócios e trabalhadores informais.

Leia também: Última milha ganha importância na redução de emissões

Segundo Olivier François, CEO da Fiat, o Tris não é apenas um novo veículo, mas sim uma solução inovadora para mobilidade urbana, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. Sua chegada ao mercado representa um avanço na micromobilidade, oferecendo um meio de transporte sustentável e funcional para enfrentar os desafios das cidades modernas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login