Linha 6-Laranja revela como serão futuros trens do ramal

Os trens vão transportar até 2.044 passageiros e contar com detectores de fumaça e outras tecnologias que vão proporcionar segurança aos usuários. Foto: Divulgação/Linha Uni

28/06/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 54 segundos

A Linha Uni, concessionária que está construindo a Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, apresentou uma projeção de como serão os futuros 22 trens que irão circular pelo ramal. Cada veículo terá seis vagões e a capacidade total de até 2.044 passageiros. Ao mesmo tempo, o modal poderá atingir até 90 km/h.

A Alstom é a empresa responsável pela construção dos veículos e, nas imagens, exibe uma projeção criada com realidade virtual. De acordo com a companhia, as primeiras caixas dos trens já estão em produção e a entrega será em abril de 2025. Os veículos são feitos de aço inoxidável, o que proporciona maior resistência e menor peso em comparação aos modelos fabricados em aço carbono.

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“As novas composições são mais leves, com menor consumo de energia elétrica e layout desenvolvido para oferecer uma melhor experiência aos passageiros”, diz a nota emitida pela Linha Uni. A previsão da empresa é que os futuros trens da Linha 6-Laranja durem mais de 40 anos.

Tecnologia dos trens da Linha 6-Laranja

Os trens poderão ser comandados remotamente e terão mais segurança para usuários. Foto: Divulgação/Linha Uni

Os futuros trens da Linha 6-Laranja irão operar sem condutores. O sistema CBTC GoA4 (UTO) permitirá intervalos de aproximadamente 2 minutos entre os trens no horário de pico, com possibilidade de chegar a até 75 segundos.

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O design dos vagões conta com soluções de acessibilidade para permitir o embarque de pessoas com cadeiras de rodas ou mobilidade reduzida. Ao mesmo tempo, o veículo também possui organização dos bancos planejada para permitir mais agilidade no embarque e desembarque.

Por fim, o trem terá sensor para contabilizar o embarque de passageiros, câmeras de segurança, sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio. As saídas de emergência serão as próprias portas, uma vez que toda a linha contará com passarelas de emergência.