O que é telemetria e como ela pode ajudar a gestão de frotas
Tecnologia é aliada de empresas de logística para otimizar operações e reduzir custos
2 minutos, 41 segundos de leitura
22/10/2022
Por: Redação Mobilidade
Afinal, o que é telemetria? Em suma, o termo significa medir dados de maneira remota. Isso porque “tele” significa remotamente e “metria”, medição. A solução permite que a empresa tenha um relatório completo sobre toda a frota. Por exemplo, é possível saber a localização dos veículos, a velocidade, dados de consumo de combustível, diagnósticos de falha e até mesmo como o motorista dirige.
Deste modo, a empresa consegue processar todos estes dados e utilizá-los como base para a tomada de decisões. Assim, o planejamento se torna mais assertivo. Além disso, o gestor também consegue obter estes dados em tempo real. Neste caso, ele pode tomar decisões de forma rápida, com base nas informações da telemetria.
Como a telemetria funciona?
Em geral, a telemetria funciona junto a uma central. Com isso, é possível processar, armazenar e transmitir os dados de forma rápida e segura.
Na prática, a empresa de telemetria instala um aparelho no veículo para captar os dados da operação. Assim, por meio de sinais de rádio, satélite ou telefonia, o servidor recebe as informações, que vão para a central. Neste local, os dados podem ser acessados pelo gestor da frota. O armazenamento pode ser em nuvem ou em um local físico.
Além de trazer dados da condução e localização, os detalhes sobre o veículo também são transmitidos. Quando a empresa opta por instalar sensores, é possível saber o nível de água, óleo e combustível, entre outros indicadores.
Vantagens da telemetria
A principal vantagem da telemetria é otimizar a gestão de frotas. São diversos os aspectos em que a análise pode reduzir gastos e aumentar os ganhos. Por exemplo, é possível prever, por meio dos dados, o gasto com combustível e manutenção. Assim, o gestor pode evitar surpresas e ainda analisar fatores que podem reduzir estes custos.
Além disso, a tecnologia pode ajudar a melhorar o modo de condução dos motoristas. Tanto por meio da redução da velocidade para uma condução segura, quanto para economia de combustível. Neste aspecto, também é possível evitar vícios de direção. Assim, a empresa reduz custos de manutenção.
Para o motorista, a telemetria também traz vantagens. Entre elas está o fato de o gestor conseguir garantir o descanso necessário, evitando viagens noturnas, por exemplo. O sistema garante ainda a segurança do trabalhador, por meio do rastreamento. Isso porque o rastreador ajuda a identificar a localização do veículo em caso de ocorrências.
Outro ponto é identificar e evitar desvios de rota na operação. Afinal, quando houver a necessidade de mudar o trajeto, o gestor vai indicar o melhor caminho. Já nos casos de desvio intencional, o motorista pode ser identificado e punido, quando for o caso. Esse tipo de controle evita desvios de mercadoria e atrasos.
Por fim, outra vantagem da telemetria é o acesso remoto aos dados. Assim, mesmo que os veículos da frota estejam em outro estado, ou em locais diferentes, é possível tomar decisões com base em informações em tempo real.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários