Robotáxis. Modelos da Amazon/Zoox chegam a Las Vegas e NY autoriza testes com veículos da Waymo
Carros autonômos para serviços de táxi são considerados o próximo negócio bilionário em mobilidade; saiba como o serviço se expande nos EUA

Os robotáxis estão em expansão nos Estados Unidos. Em setembro, a Amazon lançou em Las Vegas os primeiros testes com carros autônomos fabricados pela Zoox. Além disso, no final do mês, o prefeito de Nova York, Eric Adams, autorizou testes da Waymo na cidade.
Hoje, o país possui carros sem motorista sendo testados em sete cidades que incluem Los Angeles, São Francisco, Phoenix, Atlanta, Austin, Las Vegas e Nova York. Recentemente, foram divulgadas informações que a Waymo, que já atua em quatro dessas cidades, planeja expandir o serviço para mais duas em 2026: Miami e Washington. Além disso, já conduz estudos para implantação dos robotáxis em Dallas, Boston e Philadelphia.
Leia Também: No futuro, carros autônomos só poderão rodar em vias inteligentes
Com a entrada da Zoox, agora são três as empresas com táxis rodando sem a necessidade de um motorista em diferentes cidades americanas. Zoox, Tesla e Waymo estão em estágios mais avançados de testes nas ruas.
O crescimento da Inteligência Artificial (IA) é, segundo especialistas, o grande ponto que permitiu avanços mais rápidos no setor. Por conta da IA, os carros atingiram o nível 4 de autonomia, o que possibilita a independência de motoristas na direção.
Leia Mais: Carros autônomos: uma realidade cada vez mais próxima
Fora dos Estados Unidos, robotáxis aparecem no leste asiático
Fora dos Estados Unidos, a China aparece como a grande desenvolvedora de robotáxis no mundo. A gigante de tecnologia Baidu já possui carros rodando em determinadas áreas do país como Pequim e Xangai. Além disso, a empresa chinesa já traça planos para expansão além de seu território e, de acordo com informações, estaria realizando uma parceria com a Uber para levar táxis autônomos para regiões como o Oriente Médio, Europa e Ásia.
Na Europa, a Alemanha foi o primeiro país do continente a aprovar a circulção de carros autônomos de nível 4 em vias públicas. Segundo projeções, 2026 será o ano de introdução de carros sem motoristas no continente.
Segundo um estudo da Precedence Research, o mercado deve se expandir a largos volumes entre 2025 e 2034 e pelas projeções, chegará a valer cerca de US$ 188 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) ao final do período.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários