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Transformação digital é desafio e tendência para concessionários

Por: Redação Mobilidade . 03/10/2022
Inovação

Transformação digital é desafio e tendência para concessionários

Relatório mostra que os times de venda estão se voltando para tecnologias de capacitação remota

2 minutos, 35 segundos de leitura

03/10/2022

Por: Redação Mobilidade

Além dos desafios trazidos pela transformação digital, o setor também sofre com a falta de veículos nas lojas. Foto: Getty Images.

A transformação digital é cada vez mais um desafio e uma tendência em vários setores. Não é diferente para os concessionários. Os consumidores sentem cada vez mais segurança e conforto ao fazer compras online e é importante que os concessionários estejam prontos para estas mudanças.

De acordo com o relatório Zendesk Sales Trends Report 2021, a transformação digital já é uma realidade no país: os times de venda, em geral, estão mais voltados para tecnologias de capacitação remota. E as equipes estão com mais recursos para lidar com os clientes. 

Segundo Marcus Ayres, consultor da Roland Berger, a digitalização é a principal tendência para o setor de distribuição. De acordo com o consultor, as concessionárias mudam por tendências de varejo, com o avanço da conectividade e com a popularização do e-commerce.

Hoje, o cliente já chega na loja com muito mais informações sobre os veículos do que antes. Por um lado, a mudança traz praticidade às vendas de veículos. Por outro lado, exige investimento e conhecimento por parte de quem vende.

A DealerSites, empresa que cria plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, conseguiu ver a oportunidade. O faturamento da empresa passou de R$ 1,3 milhão para R$ 3 milhões em um ano, de 2019 para 2020. Portanto, é possível afirmar que a pandemia foi um dos fatores que contribuiu para esta transformação digital no setor.

Desafios no setor vão além da transformação digital

Além dos desafios trazidos pela transformação digital, o setor também sofre com a falta de veículos nas lojas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esse ainda é um grande problema.

Este cenário é reflexo da crise dos semicondutores. Ou seja, a falta de componentes para que os carros fiquem prontos. Muitas linhas de montagem do país foram paralisadas. O resultado foi a falta de carros nas lojas.

“Havia, e ainda há, muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens eletrônicos”, afirma o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

“Ainda temos restrições de insumos e logística, como mostram essas paradas de fábrica, mas estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado e do que no primeiro trimestre deste ano”, explica também.

Apesar dos desafios, de janeiro a julho de 2022, as fabricantes produziram 1,3 milhão de automóveis. O número chega ao mesmo patamar do período em 2021. Ainda segundo a Anfavea, as vendas em julho foram de 181.994 unidades, segundo melhor mês do ano, atrás apenas de maio.

Concessionárias no Brasil

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), são cerca de 7.300 concessionárias em 1.050 cidades do Brasil.

Além disso, as empresas abrigam 315 mil empregos no país. Portanto, as concessionárias têm um grande papel econômico e social. As marcas com maior número de concessionárias no Brasil são Chevrolet (600), Volkswagen (545), Fiat (537), Renault (300) e Toyota (300).

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