Manter os vidros do carro limpos exige atenção. Tanto quem roda diariamente quanto aqueles que deixam o automóvel parado por muito tempo sabem que poeira, chuva, excrementos de pássaros, seiva de árvores e até óleo e combustível que vazam na rua e respingam de outros veículos podem sujar as janelas e prejudicar a visibilidade.
Para piorar, a parte interna dos vidros também suja com o tempo, seja pela gordura do suor de passageiros e motorista, pelo embaçamento e até por partículas acumuladas na flanela ou em outro tecido usado para limpar o interior do para-brisa e das janelas.
Para reduzir o problema, muita gente costuma recomendar a aplicação de cera, desengordurante e impermeabilizante. Mas, de acordo com Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil, um bom limpa-vidros já dá conta do recado.
Ele diz que, como não há forma de impedir que a poeira se acumule na superfície dos vidros, o melhor a fazer é limpá-los periodicamente.
“Um limpa-vidros e um pano macio podem remover essa película facilmente.” O tecido, porém, não pode soltar fiapos. A microfibra é uma boa opção. O mesmo vale para o lado interno.
Você até pode utilizar algum produto mais caro ou sofisticado disponível no mercado. Mas, como não existe maneira de impedir o depósito da sujeira, a opção mais simples é também a mais em conta.