O frio pode afetar o desempenho do seu carro
Não é só a bateria que ‘sofre’ com as baixas temperaturas

Geralmente, é a bateria que mais “sofre” com as baixas temperaturas. Não é à toa: o frio reduz a capacidade do componente de gerar energia. Em dias muito gelados, ela pode ter dificuldade para dar partida no motor. Isso acontece porque a reação química que fornece energia fica mais lenta.
Saiba mais: Custos de manutenção do carro híbrido são altos?
Mas não é apenas esse sistema que pode ser afetado pela temperatura. O óleo do motor fica mais grosso no frio. Isso dificulta a lubrificação adequada nas primeiras partidas.
Quando o motor começa a funcionar, o óleo é bombeado para circular por dutos internos, ajudando a limpar e esfriar o motor. Além disso, diminui o atrito entre algumas peças e retarda a corrosão.
Mas, para atuar corretamente, precisa de uma viscosidade específica. O proprietário pode conferir essa informação no manual do carro. Para isso, basta ver a faixa de variação de temperatura da sua região.
Cuidados adicionais
Além do mais, o proprietário deve tomar cuidado com o líquido do radiador (aditivo). Sem ele, a água no sistema de arrefecimento, o conjunto de componentes que controla a temperatura do motor, pode congelar e, em alguns casos, até estourar mangueiras ou o próprio radiador.
Assim, é importante sempre verificar se o fluido está no nível certo, bem como na concentração adequada.
Se o seu carro for movido a etanol, pode ser que você tenha mais dificuldade para dar partida em dias frios. Esse tipo de combustível tem mais dificuldade para entrar em combustão. É por isso que alguns carros flex usam gasolina em um reservatório auxiliar (tanquinho da partida a frio), para ajudar quando a temperatura estiver abaixo de 15 °C.
O frio também afeta outros sistemas. Em baixas temperaturas, o ar dentro dos pneus se contrai, fazendo a pressão cair. Portanto, o ideal é calibrá-los regularmente.
Da mesma forma, o proprietário deve checar componentes como o limpador de para-brisa, desembaçador traseiro e ar-condicionado, pois os vidros embaçam com muita facilidade.
Para completar, atenção às borrachas das portas e janelas, que podem endurecer e até trincar. A lubrificação com produtos específicos é uma forma de evitar o problema.
Leia também: Nanotecnologia ajuda na manutenção automotiva
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários