Embora essenciais para garantir a segurança, os freios nem sempre recebem a devida atenção no dia a dia. Pior: algumas pessoas nem sabem identificar os sinais que eles emitem quando estão prestes a dar problema.
A melhor maneira de saber se os freios estão em bom estado ou se precisam de alguma manutenção é procurar uma oficina de confiança e realizar uma avaliação técnica, na qual serão verificados pastilhas, discos, lonas e tambores.
“Mas eu gosto de lembrar que existem detalhes que nós mesmos podemos providenciar e ainda economizar”, diz a especialista em mecânica automotiva Luciana Félix, proprietária da mecânica Na Oficina, em Belo Horizonte (MG).
“Por exemplo, ao sair com o carro pela manhã, não ligue o rádio nem saia dirigindo se estiver em uma ligação telefônica no viva-voz. Rode os primeiros quilômetros – 10 ou 15 minutos – prestando atenção aos ruídos do carro. Quando apresentam desgaste, os freios costumam emitir um tipo de chiado ao serem acionados.”
Isso também vale para veículos modernos com sensores para alertar, por meio de avisos no quadro de instrumentos, quando há problemas nos freios.
Se não estiver atento aos sinais, o motorista só vai se dar conta quando o desgaste for maior, quando houver necessidade de uma intervenção maior e mais cara.
Outro indício – este mais preocupante – é a impressão de que os freios estão ‘acabando’, ou seja, a pressão que se fazia no pedal para fazer o carro parar parece ser insuficiente.
“Isso chega a assustar muita gente e é um alerta de que passou da hora de encaminhar o carro para a oficina e revisar os freios”, diz Luciana. “Pode ser problema de ar no sistema ou no cilindro mestre do sistema, por exemplo.”
Se o motorista sentir vibrações no pedal de freio ao brecar, pode ser que os discos estejam desgastados ou empenados. Carro puxando para um lado durante a frenagem também é indicativo de desgaste desigual das pastilhas ou problemas de calibragem.
Resumindo: estar sempre atento ao comportamento do automóvel é a melhor e mais eficiente maneira de prevenir problemas mais graves não só com os freios, mas com os principais sistemas do veículo.