Meios de transporte

Afinal, qual a diferença entre Downhill e Enduro?

Entender as características de cada modalidade é importante para melhorar a sua performance no mountain bike. Saiba mais

2 minutos, 34 segundos de leitura

02/01/2022

Por: Redação Mobilidade

downhill enduro
No Downhill, é preciso descer todo o percurso da montanha com uma bicicleta reforçada e com boa geometria. Foto: Getty Images

A cada ano, o mountain bike se torna uma modalidade mais presente no Brasil e no mundo. Também chamada de MTB, a prática é realizada pelos atletas apaixonados por adrenalina e que não medem esforços na hora de fazer as mais desafiadoras manobras. E dentro desse universo existem algumas categorias especiais, como o Downhill e Enduro. Ambas possuem características distintas e que devem ser amplamente exploradas por quem sonha em se destacar de variadas maneiras no esporte. 

Se você é uma dessas pessoas, não deixe de acompanhar esta leitura. Hoje, queremos te apresentar as diferenças entre Downhill e Enduro para que o seu desempenho fique ainda melhor. Preparado?

Entenda tudo sobre Downhill 

Para começar o artigo sobre a diferença entre Downhill e Enduro, vamos explicar a respeito do primeiro termo. Nesse caso, é preciso contar com um veículo robusto e motorizado, como um carro, para levar tanto o próprio ciclista, quanto a sua bike, no topo do morro. 

A partir de então, o atleta deverá descer todo o percurso da montanha com uma bicicleta reforçada e com boa geometria. Nesse caso, as versões mais adequadas são aquelas com amortecedores e cursos maiores, variando entre 200 mm. Entretanto, esses modelos também tendem a ser mais pesados, com um peso que pode chegar até 16 kg.

Já com o equipamento adequado em mãos, o esportista deverá iniciar a sua descida no morro o mais rápido possível, a fim de vencer todos os seus obstáculos: trilhas superestreitas, pedras, troncos de árvores, saltos cheios de adrenalina e por aí em diante. 

Fato este, que ainda exige o uso de equipamentos de proteção especiais, compostos por um capacete totalmente fechado, luvas, cotoveleiras, tornozeleiras colete e até protetor de cervical. 

As características das bikes de Downhill:

  • guidão largo; 
  • aros mais reforçados; 
  • pneus bastante aderentes; 
  • somente uma coroa na parte frontal; 
  • freios potentes.

Entenda tudo sobre Enduro

O Enduro, por sua vez, é uma categoria que encontra-se entre o Downhill e o Cross-Country. Em outras palavras, não estamos falando de uma modalidade nem muito extrema, nem muito cansativa. 

Sendo assim, o ciclista que optar por praticar o Enduro deverá possuir uma bicicleta pronta para suportar descidas íngremes e, vez ou outra, realizar saltos. Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar em descer ladeiras repletas de adrenalina e, tampouco, contar com um automóvel para te ajudar a subir o morro. 

Podemos dizer que o Enduro une “um pouco de tudo”, sendo uma prática que vem crescendo entre os brasileiros. Por fim, entre os pontos que mais se destacam nessas bikes, não podemos deixar de mencionar os seguintes: 

  • guidão largo; 
  • geometria aberta; 
  • suspensões traseira e dianteira maiores; 
  • discos maiores; 
  • pneus largos. 

E então, gostou de aprender a diferença entre Downhill e Enduro? Qual a sua preferida? Conte para nós nos comentários e divida a sua opinião!

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login