Belo Horizonte recebe 200 e-bikes em seu sistema de compartilhamento
Batizado de Bike Estácio, iniciativa é resultado de uma parceria entre a Universidade Estácio, a Tembici e a Prefeitura de Belo Horizonte
1 minuto, 24 segundos de leitura
26/06/2024
Por: Daniela Saragiotto
A cidade de Belo Horizonte, capital mineira, acaba de anuciar que irá receber mais 200 e-bikes em seu sistema de bicicletas compartilhadas. Dessa forma, a iniciativa conhecida como Bike Estácio é resultado de uma parceria entre a Universidade Estácio, Tembici e a Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia também: Pesquisa: uso de bikes compartilhadas no Brasil aumentou 400% em 10 anos
A implementação do serviço de bicicletas compartilhadas em Belo Horizonte tem acontecido de forma gradual. Assim, até o final do mês de julho deste ano, as novas e-bikes irão se juntar às 300 que a cidade já possui, totalizando 500 equipamentos oferecidos à população.
Por conseguinte, as e-bikes compartilhadas estão em 51 estações, localizadas em diversos trechos da cidade, conforme previsto em contrato com os parceiros da iniciativa.
Sistema completo
Thiago Boufelli, diretor de operações da Tembici explica que, com a chegada de mais de 200 e-bikes, a capital mineira se torna a primeira cidade da América Latina com sistema completo de bicicletas elétricas.
Entretando, com base no histórico do serviço em Belo Horizonte, é possível perceber que a população está repensando o jeito de se locomover. “Sendo assim, com o sistema de bike sharing completo, acreditamos que a adesão ao serviço será ainda maior”, diz Boufelli.
Saldo positivo
Dessa forma, foram contabilizados mais de 228 mil deslocamentos, de acordo com a Tembici, com aumento de 149% no primeiro quadrimestre de 2024 na comparação com o último quadrimestre de 2023.
Em contrapartida, foram mais de 570 mil quilômetros percorridos desde que o sistema começou a funcionar, o que ocorreu em setembro de 2023.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários