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Chinesa XCMG levará o elétrico E7-80T de 747 cv para a Fenatran

Por: Andrea Ramos, do Estradão . Há 3h

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Meios de Transporte

Chinesa XCMG levará o elétrico E7-80T de 747 cv para a Fenatran

Extrapesado tem motor com torque de 285,7 mkgf, além de capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas

2 minutos, 33 segundos de leitura

22/10/2024

Por: Andrea Ramos, do Estradão

XCMG levará o levará o caminhão elétrico E7-80T de 747 cv para a Fenatran. Foto: Divulgação XCMG
Autonomia é de 150 km com implemento 100% carregado. Foto: Divulgação XCMG

A XCMG vai apresentar durante a Fenatran 2024, evento que ocorre entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista, o E7-80T, seu caminhão elétrico mais potente e com maior capacidade de carga.

Leia também: Fenatran: evento discute o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil

Dessa forma, o cavalo mecânico tem potência de cerca de 747 cv, torque de 285,7 mkgf e capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas, segundo a marca. O pacote de baterias de 400 kWh de capacidade garante autonomia de 150 km quando o caminhão estiver com implemento totalmente carregado.

Entretanto, se estiver atrelado a equipamento com 49 toneladas de carga, a distância percorrida entre as recargas chega a 250 km.

De acordo com a marca chinesa, a recarga pode ser feita em carregadores do tipo 2 e tomadas de corrente contínua (DC).

Como exemplo, além do novo cavalo mecânico, a XCMG promete levar para o evento outros 100% elétricos, com capacidades de carga a partir de 10 toneladas.

Novidades na Fenatran

Conforme adiantado pelo Estradão, a XCMG deve lançar em novembro opções de Veículos Urbanos de Carga (VUC), além de um semipesado de 18 toneladas. Outra estreia deve ser o caminhão com 6×4, que está sendo testado por clientes dos setores de madeira e agronegócio.

Assim, a marca pretende se consolidar como 100% elétrica, com uma gama que vai de caminhões leves a extrapesados.

Por isso, segundo Ricardo Senda, head de veículos elétricos da XCMG, a empresa trará modelos leves e médios, além do extrapesado E7-80T.

“Queremos ajudar nossos clientes a se moverem em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente”, diz. “Nosso objetivo é oferecer modelos neutros em emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente”, afirma Senda.

Biocombustivel

Desde maio de 2023, a empresa vendeu 100 unidades de seus caminhões elétricos no País, incluindo modelos como o E7-49T, cavalo-mecânico com tração 6×4 e PBTC de 49 t e o E7-29R 8×4.

Dessa forma, a XCMG desenvolve outros tipos de tecnologias de propulsão, oferecendo, mundo afora, veículos movidos a biocombustíveis, além de células a hidrogênio.

“Estamos trabalhando para a homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que esse novo modelo pode gerar”, diz Senda.

Por exemplo, a asiática está presente em mais de 180 países, e é a terceira maior fabricante de veículos da linha amarela e uma das maiores marcas de caminhões elétricos na China.

Entretanto, no Brasil a empresa possui linha de montagem em Pouso Alegre (MG). Construída em 2014, a planta é fruto de investimentos de US$ 500 milhões.

Assim, a rede de concessionárias tem 45 pontos de atendimento no País, além de quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças. Elas ficam em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

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