4 sinais de que o carro foi abastecido com combustível ruim
Gasolina adulterada pode ser a causa de falhas e baixo rendimento do veículo
2 minutos, 33 segundos de leitura
10/01/2023
Por: Redação Mobilidade
Quem precisa abastecer o carro com gasolina pode enfrentar problemas se o combustível for ruim. Por exemplo, um dos problemas na hora de abastecer é a gasolina adulterada. Ou seja, com mais etanol do que o permitido por lei, que é de 27%.
Outro problema é a mistura de solventes e outros produtos na gasolina. Neste caso, além de ser prejudicial para o carro, também traz riscos para a saúde humana.
Assim, é preciso evitar abastecer em postos suspeitos e manter a atenção aos sinais que o carro apresenta quando o combustível é ruim. Confira os 4 principais sinais:
1- Baixo rendimento e performance
O sinal mais clássico é o baixo rendimento e a queda na performance. Então, se o carro sempre responde bem ao pisar fundo, mas por algum motivo não está respondendo, pode ser um sinal de alerta.
Isso vale tanto para o torque quanto para a potência. Assim, ter dificuldade em subidas íngremes já pode ser um mal sinal. O mesmo vale para altas velocidades que não são mais alcançadas com facilidade.
Além disso, dirigir menos e gastar mais também pode ser um grande sinal de alerta. Embora haja variação de um posto para outro, não é normal uma queda de rendimento acima de 15%.
2- Carro “engasgando” e falhando
Além disso, quando a gasolina está adulterada, fica mais difícil dar partida. O problema também ocorre quando o etanol é de baixa qualidade.
Portanto, se o carro não está ligando de primeira como sempre, a primeira suspeita é a qualidade do combustível.
Mesmo que o carro funcione de primeira, também é um sinal de alerta quando ele engasga em marchas baixas. Deste modo, é preciso manter a atenção nestes momentos caso haja suspeita de combustível ruim.
3- Luz da injeção eletrônica acesa
Além de causar falhas no funcionamento do carro, o combustível ruim danifica peças. O resultado é que as luzes de atenção no painel começam a acender.
Por exemplo, se a luz da injeção eletrônica estiver acesa após colocar o combustível, pode ser um péssimo sinal. Afinal, o sistema controla a admissão de combustível no motor.
Como a gasolina ruim se mistura mais com o ar, o dano pode ocorrer pouco tempo depois de abastecer. Então, se essa luz acender, é preciso verificar o quanto antes e desconfiar da qualidade do combustível.
4- Barulhos diferentes
Por fim, como o combustível ruim pode danificar peças, os barulhos diferentes começam a surgir. Por exemplo, o motor pode começar a bater por desgaste.
Além disso, algumas peças podem quebrar ou ter vedações danificadas. Assim, qualquer sinal de problema, no curto, médio e longo prazo, pode estar relacionado ao combustível ruim.
É essencial que os motoristas tenham postos de gasolina de confiança e que estejam atentos aos sinais. Caso algo esteja errado, é possível denunciar o posto à Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários