Os carros elétricos estão cada vez mais comuns nas estradas brasileiras. Apesar de ainda representarem 1,5% da venda de automóveis, até julho de 2021, 17.524 unidades saíram das lojas, sendo 16.602 híbridos e 922 elétricos.
Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que ainda prevê a venda de 30 mil unidades até o final do ano. Se confirmada, a procura por carros elétricos apresentará alta de 52% em relação às 19,7 mil unidades vendidas em 2020.
Com a lenta, porém progressiva popularização dos elétricos, dúvidas sobre o assunto não faltam. Respondemos as mais comuns abaixo.
Sim, os carros elétricos vêm com carregador cujo conector geralmente é compatível com tomada residencial de 220v.
Dependendo do tamanho e especificações da bateria e do carregador utilizado, os veículos elétricos levam, em média, 24 horas para obter a carga total quando carregados em tomada comum residencial. Já em eletropostos mais rápidos, 80% da carga pode ser obtida em 30 minutos.
Depende do modelo do carro elétrico e do quanto o motorista segue as orientações do fabricante para evitar desperdícios na condução. Em geral, com 100% de bateria recarregada é possível rodar 200 Km.
O mesmo a se fazer caso o carro fique sem combustível: solicitar o reboque do automóvel, que é feito nas mesmas condições do veículo a combustão.
Não. O condutor do carro elétrico deve ter habilitação categoria B, a mesma exigida para dirigir carros a combustão.
O risco existe se a bateria estiver com carga baixa. Mas é preciso saber que, quando parado em um congestionamento, o carro elétrico consome o mínimo de bateria para manter os equipamentos utilizados ligados, como sistema de som, ar-condicionado e faróis. É diferente dos carros a combustão, que mesmo parados continuam consumindo combustível.
Sim. Durante seu desenvolvimento, os carros elétricos passam por simulações de lavagem e chuva para assegurar que não serão danificados quando em contato com a água. Portanto, podem ser lavados como o carro convencional e ainda circular em dias chuvosos.
O veículo 100% elétrico possui um motor que converte energia elétrica em movimento, para girar o eixo do carro e fazê-lo funcionar. Já um híbrido tem dois motores distintos, complementares, sendo um elétrico e outro a combustão. Ou seja, esse carro precisa de energia elétrica e também de combustível (gasolina, álcool, etc.) para se movimentar.
Não, os carros elétricos não atraem raios. Os veículos são vedados e não oferecem nenhum risco aos ocupantes em caso de quedas de raios.
Não, porque os componentes ficam isolados e vedados para evitar esse problema, inclusive durante a lavagem do carro ou na condução em dias chuvosos.
Essa é uma das maiores dúvidas sobre carros elétricos. A resposta é não, porque a bateria é feita de íons de lítio, que permitem a recarga a qualquer momento, mesmo que não esteja totalmente descarregada.
Não. A manutenção é mais barata do que a de um carro a combustão, porque o elétrico tem um número bem menor de peças no conjunto mecânico. E outros componentes do carro convencional sequer existem no carro elétrico. Os custos podem ser 50% menores em veículos pesados e 30% nos leves, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).