Faixa azul para motos chega a 200 km em SP; saiba onde ficam os novos trechos
Sinalização que promete organizar “corredor” de motos entre os carros já está presente em 34 vias da capital paulista
No início deste mês de setembro, a capital paulista ganhou mais 31,64 km de vias com faixa azul em oito novos trechos. Com as novas avenidas, a faixa preferencial para motos já soma 200,3 quilômetros nas vias da cidade, de acordo com a Prefeitura de São Paulo (SP).
O eixo Norte-Sul, sentido Santana, recebe a faixa azul em quatro trechos que, juntos, totalizam 8,44 km. No sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1 km. As avenidas Senador Teotônio Vilela e Escola Politécnica recebem 12,5 km e 9,7 km, respectivamente.
As novas vias cumprem a meta da administração municipal de chegar a 200 quilômetros da faixa azul até o final deste ano. Criada no início de 2022, a sinalização pretendia reduzir o número de mortes com motociclistas na capital. Esse número, contudo, tem crescido recentemente.
Saiba mais: Faixas exclusivas para motos x Faixa azul; entenda a diferença
“A aceitação por parte tanto do motociclista quanto do motorista está acima de 95%, é uma unanimidade, é uma solução revolucionária que a gente está apresentando para diversas cidades do País”, disse, em nota, Hemilton Inouye, Diretor-Presidente da CET. No final do mês passado, o Rio de Janeiro (RJ) também criou uma faixa preferencial para motos, na Autoestrada Lagoa-Barra, em caráter experimental.
Como funciona a Faixa Azul para motos em SP?
Criado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista no início de 2022, o projeto-piloto da Faixa Azul foi uma tentativa de reorganizar o espaço viário. Demarcada por sinalização horizontal e sinais verticais, a faixa não é exclusiva nem obrigatória.
A sinalização, implantada entre as faixas de rolamento 1 e 2, normalmente já utilizadas pelos motociclistas, pretende organizar o “corredor” para que as motos pudessem transitar com mais disciplina, sem alterar a dinâmica da via.
A Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha) foi o primeiro trecho do projeto-piloto. A via foi escolhida em razão dos 50 mil motociclistas que passam por ela todos os dias. Além disso, 78% dos sinistros da avenida, que faz parte do Eixo Norte-Sul, envolviam motos.
Por se tratar de uma sinalização experimental, a faixa azul precisou de autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O órgão também acompanha os resultados da sinalização, desde sua implantação em 25 de janeiro de 2022.
Novos trechos; saiba onde ficam
Ao todo, 31,64 km de faixa azul para motos foram ativadas em dia 2 de setembro. São oito novos trechos em importantes vias da capital paulista; veja quais:
- Eixo Norte-Sul, sentido Santana, em quatro trechos que totalizam 8,44 km
- Eixo Norte-Sul, sentido Aeroporto, dois novos trechos somam 1,0 km
- Avenida Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul, terá mais 12,5 km
- E, por fim, a Avenida Escola Politécnica receberá mais 9,7 km
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