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MT-09 é primeira moto da Yamaha com câmbio automático

Por: Arthur Caldeira . 26/07/2024
Meios de Transporte

MT-09 é primeira moto da Yamaha com câmbio automático

Nova geração do modelo ganhou transmissão que não tem alavanca de embreagem e nem pedal de câmbio; veja como funciona

3 minutos, 4 segundos de leitura

26/07/2024

Por: Arthur Caldeira

Yamaha MT-09 Y-AMT 2024
Naked de três cilindros também teve seu conjunto óptico redesenhado; versão é diferente da MT-09 vendida no Brasil. Fotos: Divulgação/Yamaha

A Yamaha apresentou a nova MT-09 Y-AMT, a primeira moto equipada com o câmbio automático, recém-criado pela marca japonesa. A naked traz um inovador sistema de troca de marchas na mão esquerda e dispensa o manete de embreagem e o pedal de marchas. Batizado de Automated Manual Transmission (Y-AMT), ou transmissão manual automatizada, o novo câmbio promete uma nova experiência de pilotagem.

O sistema permite que o motociclista escolha como quer que as trocas de marcha aconteçam. Existe uma opção de mudança manual operada com os dedos, ‘MT’, ou a forma ‘AT’, ou seja, totalmente automática.

MT-09 é primeira moto Yamaha a receber o novo câmbio

Com a transmissão manual (MT), as mudanças exigem apenas um toque de um botão, pois não há alavanca de embreagem. As mudanças são feitas com o dedo indicador e o polegar, através de shift paddles (borboletas de troca) no punho esquerdo. A curiosidade é que trata-se de uma borboleta “gangorra”, ou seja, o mesmo botão para subir ou reduzir as marchas.

Leia mais: Veja em detalhes como funciona o câmbio automático da Yamaha

Ao optar pelas trocas totalmente automáticas (AT), o piloto não precisa fazer nada. As mudanças e reduções de marchas acontecem automaticamente. Entretanto, o piloto pode optar por trocar manualmente a qualquer momento, usando a borboleta de troca de marchas no punho esquerdo. Ainda há dois mapas para as trocas automáticas. Além do Drive, há o D+, que proporciona trocas mais “esportivas”.

Vantagens do câmbio automático em motos

Segundo a Yamaha, o novo câmbio “automático” da MT-09 tem a vantagem de permitir que os motociclistas se concentrem mais na pilotagem. Sem ter de se preocupar em trocar as marchas e coordenar o acionamento da embreagem, o condutor pode prestar mais atenção à aceleração, à frenagem e até à inclinação nas curvas.

Isso acontece, de acordo com a marca japonesa, pois as mãos têm uma conexão mais próxima e refinada com o cérebro quando comparadas aos pés. Dessa forma, as trocas apenas com as mãos, em oposição a uma combinação de pés e mãos, além de mais rápida, requerem menos “esforço” do cérebro.

Embora já tenha experimentado transmissões automáticas em motos, a Yamaha segue a tendência atual do mercado. Com o sucesso do sistema DCT da Honda, marcas como BMW e KTM também criaram câmbio automáticos.

O que mudou na MT-09 Y-AMT?

Além da opção do novo câmbio, a MT-09 2024 recebeu um face-lift em seu design, principalmente no conjunto óptico. A naked, contudo, manteve as características que fazem dela um sucesso, como seu quadro em alumínio e seu divertido motor de três cilindros. Com 890 cc, produz 119 cv de potência máxima a 10.000 rpm.

Equipada com sensor de medição inercial de seis eixos, a nova MT-09 também conta com muita eletrônica embarcada. Controle de tração, sistema anti-wheeling e modos de pilotagem fazem parte do pacote. Destaque também para o painel com conectividade para smartphones.

Entretanto, vale ressaltar que a versão vendida no exterior não é a mesma vendida no Brasil. Aliás, a MT-09 comercializada pela Yamaha em nosso mercado, já está bastante defasada em comparação ao modelo vendido no exterior. A naked, aliás, é um dos modelos aguardados para serem renovados para 2025.

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