Frota envelhecida: 28% dos ônibus da EMTU têm mais de 10 anos
Entenda o que ocasionou o atraso na troca dos veículos e quando novos automóveis devem ser comprados
Dez anos é a idade máxima para os ônibus e micro-ônibus intermunicipais que operam nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, de acordo com o estabelecido na resolução STM N° 58, de 24-5-2011. No entanto, a EMTU afirma que 27,9% de sua frota de ônibus já superou 10 anos na capital paulista.
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“O total de veículos na Região Metropolitana de São Paulo é de 3.275. Destes, 27,9% possuem idade superior a dez anos”, afirma a empresa em nota para o Mobilidade Estadão. Sendo assim, 913 veículos estão com a idade vencida. De acordo com a companhia, 301 destes têm apenas 11 anos operando.
Por que a frota envelheceu?
“Durante a pandemia do COVID-19, as concessionárias perderam a capacidade de investimento em frota, em razão da queda do número de passageiros e consequente diminuição da receita, que levou a desaceleração de novas aquisições”, afirma a EMTU em nota.
Segundo a empresa, “neste período a demanda [de passageiros] chegou a 25% do habitual e atualmente a retomada atinge em torno de 80%”. A falta de receita foi o principal motivo que levou ao envelhecimento da frota.
Como solução, a EMTU afirma que “todos os ônibus passam por inspeção anual, os com mais de 10 anos por inspeção semestral nas quais são verificados mais de 900 itens de segurança, além de fiscalizações e acompanhamentos operacionais”
Os veículos devem ter a substituição aos poucos. Em nota, a EMTU afirma que “no próximo mês [setembro] serão entregues mais 52 novos veículos”. A empresa não respondeu quantos desses ônibus serão elétricos.
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