Academia ao ar livre: saiba as vantagens e os cuidados ao utilizar | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Academia ao ar livre: saiba as vantagens e os cuidados ao utilizar

Por: Redação Mobilidade . Há 13 dias
Mobilidade para quê?

Academia ao ar livre: saiba as vantagens e os cuidados ao utilizar

Aparelhos gratuitos podem ser opção para sair do sedentarismo e cuidar da saúde

2 minutos, 18 segundos de leitura

12/02/2024

Por: Redação Mobilidade

Um dos cuidados para usar esse tipo de academia é evitar horários de sol forte. Foto: Divulgação / Alesp.

As academias ao ar livre podem ser encontradas em diversos municípios. Os aparelhos de ginástica gratuitos são uma opção para sair do sedentarismo e cuidar da saúde.

O treino ao ar livre traz diversas vantagens. Por exemplo, melhora a saúde respiratória e estimula a produção de vitamina D, devido à exposição ao sol.

Além disso, permite economizar. Afinal, para se exercitar nas academias das praças, a população não paga nada.

Outra vantagem é a prevenção de doenças. Fazer atividades físicas evita doenças crônicas, como diabetes e pressão alta. Além disso, também reduz o estresse, a ansiedade e melhora a força, o equilíbrio e a mobilidade.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar estas academias. Assim, separamos algumas dicas para quem pretende começar a treinar ao ar livre.

Principais cuidados ao utilizar academias ao ar livre

Em primeiro lugar, é preciso escolher horários em que o sol não está muito forte. Porém, se a única opção é treinar durante o almoço, é preciso utilizar protetor solar, roupas adequadas e um chapéu para proteger o rosto. Afinal, o risco é de desenvolver queimaduras ou ficar com insolação.

Mais uma dica é a hidratação. Independentemente do horário em que for se exercitar, leve sempre uma garrafa de água. Afinal, exercícios resultam em transpiração e, por consequência, perda de líquidos.

Ao chegar na academia, outro cuidado importante é com a higiene. Leve sempre uma toalha para secar o suor e um pano para limpar os aparelhos com álcool em gel. O produto antisséptico ajuda a prevenir doenças contagiosas.

Por fim, sempre siga as instruções dos aparelhos para executar os movimentos. Então, se não souber utilizar algum equipamento, busque ler alguma placa ou mesmo encontrar instruções de uso na internet.

Embora a prática de exercícios físicos seja benéfica para a saúde, é preciso tomar cuidado para evitar lesões. A execução errada de algum movimento pode sobrecarregar articulações ou causar algum tipo de dor que vai além do uso dos músculos.

Tomando estes cuidados e aliando a prática de exercícios a uma dieta saudável, é possível prevenir doenças e entrar em forma. Hoje, o Brasil possui cerca de 7 milhões de pessoas obesas, segundo o Ministério da Saúde.

Além disso, mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo vão estar acima do peso até 2035, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, as academias ao ar livre podem ser grandes aliadas para não fazer parte das estatísticas alarmantes.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login