Mobilidade para quê?

Capacete para motocross pode ser usado na rua?

Veja se é permitido rodar no asfalto com o capacete cross, escolha de muitos motociclistas por ser mais ventilado e leve do que os modelos integrais

2 minutos, 58 segundos de leitura

25/06/2021

Por: Da Redação

Por serem mais leves e ventilados, muitos motociclistas usam capacete de motocross também no asfalto. Foto: Divulgação/Honda

Muitos gostam do estilo dos capacetes de motocross, embora não pratiquem a modalidade e só andem de moto no asfalto. Além disso, são mais leves e ventilados do que os capacetes integrais, ou fechados, fazendo com que alguns motociclistas prefiram os capacetes de motocross para o uso diário.

Mas surgem algumas dúvidas: pode usar o capacete para motocross nas ruas e estradas? Ele é seguro? Protege igual a um capacete fechado?

Os capacetes para motocross também são homologados e certificados pelo Inmetro. Foto: Divulgação

Os capacetes de motocross são projetados para a prática do esporte. Por isso, contam com uma queixeira protuberante para proteger o piloto no caso de quedas nas pistas de terra. Também são abertos, para garantir um melhor fluxo de ar durante uma corrida, por exemplo.

Consultamos a legislação e conversamos com fabricantes do produto, para responder essas perguntas. De acordo com a ASW Racing, tradicional fabricante de roupas e equipamentos de segurança off-road, o capacete para motocross é homologado e certificado pelo Inmetro, ou seja, pode sim ser usado em ruas e estradas.

“Os capacetes podem ser usados na rua, desde que com utilização de óculos de proteção adequado”, alerta a empresa. A afirmação se baseia em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina que o condutor e o passageiro, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

É obrigatório usar óculos de proteção; os ‘googles’ de motocross são os mais indicados

Mas, vale dizer que os óculos de proteção são aqueles que permitem a utilização de óculos corretivos ou de sol. Portanto, não adianta usar óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI), em substituição aos óculos de proteção.

OFERTAS 0KM

A melhor opção são os óculos próprios para o motocross, também chamados de “googles“. Os capacetes para a modalidade têm, inclusive, sistemas de fixação desse tipo de óculos.

Proteção adequada

Porém, mesmo que o capacete de motocross possa, por lei, ser usado nas ruas e estradas, é importante escolher um capacete adequado ao seu uso, alerta a ASW Racing. Afinal, a escolha do equipamento correto é fundamental para a segurança e conforto do motociclista.

Segundo a fabricante brasileira, “cada tipo de modalidade e estilo de pilotagem exige um capacete/equipamento adequado, por isso ao fazer uma viagem sugerimos que o motociclista busque uma opção que leve em consideração o tipo de moto, o tipo de terreno, a velocidade e o trajeto”.

Em resumo, se você for fazer uma viagem longa, na qual a velocidade é mais alta, o ideal é escolher um capacete fechado, com viseira, que vai garantir mais proteção e conforto.

moto-faz-curva-na-estrada
Para viajar, os capacetes aventureiros, que têm viseira, são mais seguros e confortáveis

Além disso, os capacetes fechados protegem contra baixas temperaturas, contra chuva e também são mais silenciosos dos que os capacetes de motocross. Afinal, mais do que estilo, o que importa é pilotar com conforto e segurança.

Mas, se você é realmente fã do desenho dos capacetes de motocross, uma opção é usar um capacete “aventureiro”. Eles costumam ter o mesmo desenho dos de motocross, com a queixeira, mas trazem viseira e um tecido interno mais confortável para usar no dia-a-dia ou em uma longa aventura.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login