Ar-condicionado obrigatório? Motoristas de app passam a cobrar pelo serviço
Cobrança é feita em paralelo ao valor da corrida, empresas comentam
Nas últimas semanas, passageiros de viagens por aplicativo publicaram nas redes sociais que foram cobrados pelos motoristas um valor adicional para acionar o ar-condicionado. Em outros relatos, não houve cobrança, mas o equipamento esteve desligado ao longo de todo o deslocamento, afirmam os internautas. A cobrança é feita fora do aplicativo, na maior parte das ocasiões, via Pix ou transferência bancária.
Durante a última semana de setembro, o País foi atingido por uma onda de calor que afetou várias regiões. Estados como Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, por exemplo, registraram temperaturas próximas aos 45ºC.
Enquanto os passageiros reclamam da nova tendência, os motoristas defendem a “tarifa extra”. Em termos técnicos, o uso de ar-condicionado pode gerar um gasto adicional ao motorista. A maioria dos sistemas de ar-condicionado nos veículos utiliza compressor mecânico. Isso significa que, para funcionar, é necessário que o motor do carro esteja ligado. Essa função faz com que o motorista precise gastar ainda mais.
Aplicativos de viagens
Em posicionamento enviado ao Mobilidade, a 99 informa que segue as determinações das autoridades brasileiras voltadas ao transporte individual privado por aplicativo. De acordo com a empresa, a utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista parceiro e passageiro.
“A empresa reforça, ainda, que o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível. Após a viagem, tanto os condutores quanto passageiros são incentivados a avaliar suas corridas, podendo registrar eventuais ocorrências”, afirma o documento.
Para o InDrive, aplicativo que funciona como um serviço alternativo ao táxi, os termos da viagem também são estabelecidas entre motorista e passageiro. “No sistema da inDrive, nem mesmo o preço da viagem é definido pela plataforma, pois ele ocorre exclusivamente entre motorista e passageiro”, explicam.
Segundo a empresa, pelas regras de uso do aplicativo, está explícito aos motoristas que o único objetivo é levar passageiros do ponto A ao ponto B de forma segura e confortável. “Ele deve se atentar a algumas demandas que dizem respeito a esta confortabilidade a ser oferecida. Mas, ainda assim, sugerimos que questões práticas durante a corrida sejam alinhadas entre as partes previamente, para benefício de ambos”, reforçam.
Para a Uber, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da empresa, do uso do ar-condicionado durante qualquer uma das modalidades de viagem oferecidas pela plataforma.
“A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”, explicam.
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