Ônibus na madrugada em SP: saiba como usar as linhas do Noturno após a meia-noite
Linhas circulam por todas as regiões da cidade entre meia-noite e quatro horas, atendendo quem quer aproveitar a noite paulistana

Como voltar para casa é sempre uma preocupação para quem quer aproveitar a noite paulistana. Uma das alternativas é o Noturno, a rede de ônibus da madrugada. Assim, a iniciativa da SPTrans oferece transporte público das 0h às 4h para as diversas regiões da capital paulista.
Leia também: Ônibus são os preferidos para 29% dos turistas brasileiros, aponta pesquisa
Todos os ônibus passam, pelo menos, em um terminal de integração. Além disso, há os locais de conexão, pontos de cruzamento entre as linhas que estão operando na madrugada, com integração por meio do Bilhete Único. Segundo a SPTrans, todos os locais de conexão são iluminados e sinalizados, e cobrem, nesse sentido, os principais cruzamentos da cidade.
Como usar os ônibus noturnos de São Paulo
O valor da tarifa é o mesmo dos ônibus comuns, R$ 5. As formas de pagamento também: cartão do Bilhete Único e dinheiro. Quem pretende usar a modalidade pode consultar as linhas, itinerários, horários de partida e de chegada e tempo estimado das viagens no Olho Vivo, sistema da Prefeitura de São Paulo.

Há dois tipos de linha, as estruturais, que ligam dois terminais e interligam regiões da cidade, e as locais, ligando bairros ao terminal mais próximo, com trajetos circulares. As primeiras são mais constantes, com intervalos a cada 30 minutos, por exemplo, na linha que liga o Terminal Parque Dom Pedro II à Estação do Metrô Palmeiras-Barra Funda. Já as locais, que vão até os bairros, podem demorar mais.
Com isso, um passageiro consegue embarcar na região central da cidade e ir, por exemplo, até o bairro de Vargem Grande, no extremo sul de São Paulo. E vice-versa.
Monitoramento em tempo real
Ao todo, são 151 linhas “N”, específicas do horário noturno. É possível usar aplicativos para ver o horário de chegada dos ônibus em tempo real. Entre as ferramentas gratuitas estão, por exemplo, o Moovit, CittaMobi, Quicko e o Cadê o Ônibus. Com isso, também é possível criar trajetos e ver qual a melhor forma de se locomover por São Paulo na madrugada.
Leia também: Bilhete Único: saiba como comprar créditos por aplicativos
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários