Conteúdo original
Nova Honda Africa Twin chega em julho com quase 100 cv; conheça
Com preços a partir de R$ 70.490, moto aventureira traz motor maior de 1.100 cc e 99,3 cv, câmbio de dupla embreagem e quatro modos de condução
4 minutos, 41 segundos de leitura
16/05/2021
Por: Emily Nery
![WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.14.02.jpeg](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.14.02.jpeg)
Revelada no exterior em 2019, a nova Honda Africa Twin finalmente chega ao Brasil a partir de R$ 70.490. Disponível em duas versões, a segunda geração da bigtrail muda a nomenclatura para CRF 1100L por causa do motor maior, que é mais potente e gera mais torque em baixas e altas rotações.
Completamente nova desde o chassi, a motocicleta importada do Japão estreia no Brasil com nomes longos. A primeira se trata da CRF 1100L Africa Twin e a segunda, com apelo esportivo, chama-se CRF 1100L Africa Twin Aventure Sports ES (que já testamos na Itália).
![Honda CRF 1100 Africa Twin](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13141610/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.14.02-1-1160x870.jpeg)
Novo motor
O propulsor bicilíndrico cresceu de 998 cm³ para 1.084 cm³, e, por isso, a nomenclatura passou de CRF 1000L para CRF 1100L. Como consequência, a potência subiu de 88,9 cv para 99,3 cv. E o torque aumentou de 9,5 mkgf para 10,5 mkgf a 6.000 rpm, com melhorias em baixas e médias rotações.
Atrelado ao novo motor há dois tipos de transmissão. A primeira se trata do câmbio convencional que foi atualizado e está 2,5 kg mais leve. Já o segundo câmbio é um automatizado de dupla embreagem (DCT).
![Honda CRF 1100 Africa Twin](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13141606/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.15.31-1-1160x847.jpeg)
Por sua vez, as duas versões da CRF 1100L possuem tanque de combustível de 18,8 litros. Mas quem optar por um tanque um pouco maior, deverá escolher entre a CRF 1100L Adventure Sports ES ou a CRF 1100L Adventure Sports ES DCT, cujos reservatórios comportam até 24,8 litros.
Em média, a bigtrail está cerca de 10 kg mais leve, graças às alterações nos materiais do motor, na suspensão e também a atualização no chassi de aço, que agora leva um subchassi de alumínio acoplado a ele.
![Honda CRF 1100 Africa Twin Adventure Sports ES](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13141618/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.14.01-1160x773.jpeg)
Visual
Ambas passaram por uma grande repaginada no visual. A Honda afirma que o visual herdou muito da moto bicampeã do rali Dakar, a CRF 450 Rally.
Assim, receberam luzes diurnas, conjunto ótico completo em LED, bem como destaques visuais que reforçam sua personalidade. A linha também está mais fina e levemente vertical. O guidão está 2,2 cm mais alto, o banco foi redesenhado e é 4 cm mais estreito, e a altura em relação ao solo é ajustável em 850 mm ou 870 mm.
![](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13142010/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.19.13-1160x773.jpeg)
De acordo com a versão escolhida, as novas rodas de alumínio de 21 e 18 polegadas trazem novas bandas de rodagem e novo desenho.
O para-brisa da versão de entrada é fixo e baixo, mas na versão Adventure Sport ES o componente oferece regulagem em cinco posições.
O quadro de instrumentos TFT é sensível ao toque, mesmo com o uso de luvas, e tem 6,5 polegadas. O display oferece conexão com Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth ou cabo USB, e permite escolher um entre quatro modos de condução.
![](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13142230/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.21.51-1160x776.jpeg)
Ajustes eletrônicos
O sistema eletrônico da nova Africa Twin dispõe de programa com quatro modos de condução. São eles: Urban, Tour, Gravel e Off-Road. A depender da escolha do proprietário, os ajustes podem alterar o controle de tração da moto, as respostas do acelerador, a atuação dos freios ABS, bem como a função antiwheeling, que evita que a moto empine em acelerações mais fortes.
Além disso, a Honda fornece a criação de dois perfis distintos para personalizar os modos de condução. Eles podem ser configurados diretamente no display do quadro de instrumentos.
Tecnologias e segurança
O “cérebro” por trás dessas configurações, na verdade, fica no centro da moto e chama-se IMU (Unidade de Medição Inercial). O dispositivo lê parâmetros relativos à altura, inclinação em curva, velocidade das rodas, abertura do acelerador e rotação do motor. Além disso, consegue identificar características do percurso, como aclives, declives e curvas.
Dessa forma, o IMU permite a mudança de comportamento da moto conforme o modo de condução. O sistema consegue ainda gerenciar todas as tecnologias de segurança e assistência ao piloto, tais como os freios ABS traseiros, a função antiwheeling, controle de tração, controle de velocidade, rear lift control (limita o levantamento da roda traseira em frenagem), por exemplo.
![](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/wp-content/uploads/2021/05/13142742/WhatsApp-Image-2021-05-13-at-14.26.26-1-1160x773.jpeg)
Africa Twin Adventure Sports ES
Além das mudanças estéticas em relação à Africa Twin regular, a mais off-road adota suspensões de controle eletrônico Showa EERATM — por isso a sigla “ES”. Como resultado, o conjunto fornece maior conforto em baixas velocidades e estabilidade em velocidades elevadas. Para fechar o pacote de exclusividades, os pneus desta configuração não tem câmara de ar.
Preços
A nova Honda Africa Twin estará em pré-venda a partir de 17 de maio, e os valores partem de R$ 70.490. A previsão, portanto, é de que as versões com câmbio convencional cheguem até julho. Em agosto, as configurações com câmbio de dupla embreagem devem estar nas concessionárias. Veja os preços abaixo:
Câmbio regular
- CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490
- CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490
Câmbio automatizado de dupla embreagem
- CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804
- CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários