Onda de frio: dicas para andar de moto no inverno
Confira dicas para pilotar sua moto com segurança até mesmo nos dias gelados do inverno
Uma onda de frio se espalha sobre o Brasil nesta semana. Segundo os meteorologistas, será a massa de ar polar mais forte do ano e deve derrubar as temperaturas em todo o Brasil – do Rio Grande do Sul ao Acre. Pensando nisso. elaboramos algumas dicas para você andar de moto no frio.
Afinal, a estação mais fria do ano costuma também ser a menos chuvosa. Uma boa oportunidade para viajar ou, simplesmente, fazer aquele passeio com os amigos no final de semana.
Entretanto, pilotar no frio exige equipamentos adequados, além de alguns cuidados especiais para que a sua volta de moto não vire uma fria, literalmente. Confira dicas para que pilotar sua moto seja prazeroso, até mesmo nesse inverno.
Não subestime o frio
A primeira regra para enfrentar o frio parece até ditado chinês: não subestime o frio. A sensação térmica quando se está parado não é a mesma de quando você está sobre a moto em movimento. Muitos fatores entram nessa conta: o sol, o vento contra, a garoa… Em média, a sensação é de que a temperatura é 10° C a menos quando você estiver pilotando.
A regra é vestir várias camadas de roupas para evitar que o vento faça o corpo perder calor, principalmente em altas velocidades na estrada. Há no mercado algumas opções de “segunda pele”, roupas de tecido sintético para usar por baixo da roupa e do equipamento de segurança. São caras, mas compensam o investimento, pois duram bastante. Para economizar, uma dica é investir no “minhocão”, aquelas ceroulas de algodão para usar por baixo da calça, e camisetas de manga comprida, para usar embaixo da jaqueta.
Pilote sempre equipado
Faça chuva, faça sol, frio ou calor, pilote sempre com o equipamento de proteção completo – capacete, jaqueta, luvas, calças e botas. Mas no frio, essa dica é ainda mais valiosa. Afinal, além de se proteger no caso de algum acidente, você mantém a temperatura do seu corpo.
Na cabeça, é recomendável usar uma balaclava sob o capacete (que necessariamente precisa ser integral) ou ainda uma bandana no pescoço. Ao escolher uma jaqueta, preferencialmente de cordura (espécie de poliéster reforçado), opte por um modelo que tenha forro térmico interno – que pode ser removido no verão, mas que é muito útil no inverno. O couro protege do vento, mas não vai ajudá-lo a manter a temperatura do corpo. Também há calças do mesmo tecido (cordura ) e com forro removível. Não se esqueça de que tanto a jaqueta como a calça devem ter protetores rígidos internos para garantir mais segurança.
Proteja suas extremidades
Mais do que nunca, as luvas são fundamentais no frio. Os modelos de inverno devem ser mais grossos que os usados normalmente – algumas marcas vendem luvas que também protegem da umidade, já que a garoa ou o orvalho pela manhã são comuns nessa época do ano. Nos pés, use meias grossas e botas de cano alto para que seus pés, tão importantes na pilotagem, não “congelem”.
Mantenha-se seco
Embora o inverno não seja a estação mais chuvosa nos trópicos, uma ou outra chuva você vai pegar pelo caminho. Ou ainda a serração em locais mais altos e aquela garoa fina pela manhã. Se andar de moto no frio e molhado, a sensação térmica vai ser ainda mais baixa. Por isso, não se esqueça de sempre levar uma capa de chuva se for rodar nessa época do ano. Em uma emergência, caso você não esteja vestido adequadamente, as capas de chuva podem servir também para amenizar as baixas temperaturas.
Aqueça os motores
A moto também pode sofrer com as baixas temperaturas. A dica do manual do proprietário e de vários mecânicos é a mesma: aqueça o motor da sua moto por, pelo menos, três minutos antes de partir. Como a temperatura ambiente é baixa, todos os fluidos também estão frios, até mesmo o combustível, que poderá estar frio e dificultar a partida da moto.
Mais do que nunca, o sistema elétrico deve estar em boas condições de funcionamento, porque nesta época costuma ser mais exigido. Outros fluidos, como o fluido de freio e o óleo da suspensão, também precisam ser “aquecidos” até atingirem a temperatura ideal de funcionamento.
Vale lembrar que o pneu também vai levar alguns minutos para aquecer e oferecer a aderência necessária. Portanto, nos primeiros cinco quilômetros, pilote com cautela, sem acelerações ou frenagens bruscas, para evitar uma derrapagem. E lembre-se de que os pneus esfriam quando você estaciona a moto.
Equipe sua moto
Além de se equipar contra o frio, é possível incrementar sua companheira com alguns acessórios que ajudam a andar de moto no frio. Em modelos naked, o para-brisa é um grande aliado contra as baixas temperaturas, porque desvia o vento frontal. Nas motos trails, os protetores de mão dão um visual legal à moto e ainda protegem as mãos do frio. Em modelos maiores e mais sofisticados, existe a possibilidade de instalar aquecedores de manopla, assento e até mesmo de pé, no caso das motos com pedaleiras plataforma.
Cuidado com a pista
Outra dica importante para andar de moto no frio é ficar atento à pista nessa época do ano. Em regiões serranas e no Sul do País, a temperatura pode ficar próxima ou até mesmo abaixo de zero. Com isso, o sereno da madrugada pode formar uma fina camada de gelo sobre a pista e deixá-la muito escorregadia.
Um hábito dos motociclistas gaúchos – e que deveria ser seguido por todos – é não sair muito cedo para viajar nessa época do ano. Pelo menos não antes do sol nascer e aquecer um pouco a estrada fazendo com que o gelo derreta.
Faça paradas frequentes
Mesmo que você esteja protegido, pilotar por muito tempo contra o vento ou em locais muito frios podem fazer seus dedos perderem a sensibilidade e seus pés congelarem, o que certamente representará um perigo para a sua segurança.
Por isso no frio, da mesma forma que em qualquer viagem longa, faça paradas a cada 150 ou 200 km para tomar uma bebida quente e se mexer um pouco para fazer o sangue circular. Se você começar a sentir muito frio, mas não consegue decidir se deveria parar ou não, pode ser um dos primeiros sintomas de hipotermia: a confusão mental. Nessa situação pare imediatamente em um posto e beba um café ou chocolate quente.
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