Mobilidade para quê?

Pesquisa: 1 em cada 4 negros já evitou usar transporte por medo de racismo

Quase metade dos 1308 respondentes da pesquisa já presenciou um ato de racismo em ônibus, trem, vans e metrô

1 minuto, 20 segundos de leitura

20/11/2021

Por: Redação Mobilidade

preconceito racial e a mobilidade urbana.
Os meios mais evitados são ônibus (40%), vans (13%) e metrô (10%). Foto: Getty Images

Uma pesquisa realizada com usuários de carro por aplicativo revelou que o medo de ser vítima de casos de racismo já fez com que 24% dos negros evitassem usar algum tipo de transporte. Os meios mais evitados são ônibus (40%), vans (13%) e metrô (10%). 

O levantamento faz parte do Guia da Comunidade 99, um documento que visa promover o respeito entre os usuários da plataforma combater a discriminação, e foi realizado para entender como o preconceito racial impacta a mobilidade urbana.

Para a amostragem, foram aplicados questionários on-line, no final do mês de outubro, e os dados reúnem 1308 respostas de usuários de carros por aplicativo de todo o país. Do total, 42% dos passageiros e 58% dos motoristas se declaram pretos ou pardos. 

Quase metade (46%) de todos os respondentes já presenciou um ato de racismo em ônibus, trem, vans e metrô, e um em cada cinco negros afirma que já foi vítima de discriminação nesses locais. Carro próprio e carros por app foram os meios citados como os mais seguros em relação ao racismo, com 72% e 32% das respostas. 

O estudo revelou ainda que, dentre o total de entrevistados, 54% acreditam que a sociedade é racista e 46% que somente algumas pessoas o são. No entanto, apenas 1,5% admitem que são eles mesmos preconceituosos.

Acerca da melhor maneira de combater o racismo, 66% dos passageiros e 56% dos motoristas pretos e pardos responderam que o caminho é a educação sobre diversidade nas escolas. Na sequência, 52% dos passageiros e 45% dos motoristas acreditam que investir em campanhas de conscientização é a melhor saída. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login