Números e pessoas que marcam | Mobilidade Estadão | Stock Car

Buscando sugestões para:


Números e pessoas que marcam

Por: Alan Magalhães . 21/09/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Patrocinados

Números e pessoas que marcam

Antes de estatísticas e números, vêm as realizações

4 minutos, 7 segundos de leitura

21/09/2022

Por: Alan Magalhães

Maurão (3º da direita para a esquerda) celebra com seu time de pupilos da Stock Car. Foto: Magnus Torquato

Durante o último evento da Stock Car Pro Series, no autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu (SP), onde foram disputadas a 15ª e a 16ª etapas da atual temporada, a categoria chegou à marca de 73 vencedores diferentes, em seus 43 anos ininterruptos de competições, diante da vitória de Felipe Lapenna na Corrida 1. Lapenna, que foi campeão brasileiro da Fórmula Renault em 2006, precisou esperar por 180 corridas para obter seu primeiro triunfo na Stock Car.

O líder absoluto em vitórias na categoria é o paulista Ingo Hoffmann, com 77, em 332 corridas disputadas em 30 temporadas. O segundo melhor nesse quesito, Paulo Gomes, soma 40 triunfos, em 25 temporadas. Ambos estão “aposentados” das pistas, mas os dois terceiros melhores estão na ativa. Cacá Bueno e Thiago Camilo, com 37 vitórias cada um.

Se tivermos dois vencedores inéditos, ainda neste ano, a categoria chega ao número redondo de 75 vencedores diferentes. No grid atual, são 17 candidatos ao feito, entre eles nomes badalados como Cesar Ramos, Tony Kanaan e Felipe Massa.

Homenagem a uma lenda

O nome Altamir Mauro de Oliveira Dias pode passar despercebido até mesmo para quem acompanha de perto o esporte a motor brasileiro. Mas, quando ele é chamado de Mestre Maurão, logo vem à memória o sorriso largo do profissional carismático, personagem bonachão, que foi importante na vida pessoal e na carreira de diversos pilotos, fazendo o papel de técnico, professor, amigo e, muitas vezes, até de segundo pai. Foi assim com Ayrton Senna, Tony Kanaan, Luciano Burti, Ruben Carrapatoso, Gastão Fráguas Filho, André Ribeiro, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Sergio Jimenez e Gaetano Di Mauro – só para citar alguns entre os mais de 200 pilotos que passaram pelos seus ensinamentos e pela disciplina imposta pelo tarimbado formador de pilotos.

Fazendo parte da programação no Velocitta, o preparador e chefe de equipe de kart, hoje com 64 anos, recebeu uma placa das mãos de Fernando Julianelli, CEO da Vicar, pelo conjunto da obra no automobilismo. A trajetória, iniciada em 1964, conta, atualmente, com mais de 2 mil vitórias no Brasil e exterior.

O preparador não escondeu a satisfação com a homenagem. “Passaram pela minha equipe mais de 200 pilotos, e muitos deles estão aqui, na Stock Car, ganhando corridas com os ensinamentos que pude passar”, disse Maurão. “Estou muito feliz e emocionado pela homenagem que essa turma fez aqui. Obrigado a todos por este momento incrível”, concluiu.

Ele visitou seus pupilos no Velocitta durante etapas da Stock Car e do BRB Fórmula 4 Brasil. Cacá, Fráguas, Carrapatoso, Jimenez, Camilo, Di Mauro e Kanaan se reuniram para homenagear o mestre. E contaram muitas histórias, algumas de heroísmo, outras hilárias e também dramas pessoais que Maurão ajudou a superar.

Um dos casos mais difíceis foi o do hoje consagrado Tony Kanaan. Campeão da Indy em 2004, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013 e atualmente piloto da Full Time Bassani na Stock Car, Kanaan revelou um momento marcante, vivido ao lado do preparador. “O Maurão me ensinou tudo, me deu muita bronca, mas tudo valeu a pena… É meu segundo pai”, afirma. “Ele estava comigo no dia em que meu pai morreu, quando eu tinha 13 anos. Minha carreira ia acabar ali, mas ele me levou para dormir na sua casa, e, naquele fim de semana, nós tivemos uma corrida, e vencemos. Esse é o Maurão. Muito mais do que uma relação de piloto e preparador, ele é parte da minha família”, disse o emocionado Kanaan.

O pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno foi campeão paulista de kart com Mauro: “Ele me ensinou a ter fibra, a não desistir nunca. Esse início foi a base de todo o resto. Devo demais a ele”. Thiago Camilo também reforçou o papel do chefe de equipe como um formador de caráter. “Maurão foi meu professor não só nas pistas, mas no comportamento. Ele tem um papel muito relevante na minha carreira e, também, na minha construção como ser humano.”

Inteligência artificial

Felipe Lapenna é o 73º vencedor na Stock Car. Foto: Luca Bassani

A Stock Car Pro Series e a WSC Sports anunciaram uma parceria para o uso de inteligência artificial para gerar destaques em vídeos das corridas. Eles exibem momentos-chave das provas, como ultrapassagens ou acidentes, e serão imediatamente utilizados nos replays das transmissões, e nos canais de mídia social da Stock Car.

A estreia do sistema aconteceu durante a etapa do Velocitta. Além de criar vídeos com maior rapidez e qualidade, esses recursos podem ser adaptados pela Stock Car para gerar maior engajamento dos fãs, “que se sentirão como se estivessem, ao vivo, na pista, fazendo parte da ação”, disse Raul Fernandez, Business Development North America da WSC Sports.

Saiba mais sobre Stock Car no canal exclusivo do Portal Mobilidade!

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login