Patrocinados

Stock Car Pro Series neutra em carbono

Categoria dá enorme passo em direção à sustentabilidade

2 minutos, 58 segundos de leitura

13/10/2021

Por: Alan Magalhães

Stock Car passa ser evento Carbono Neutro e quer impactar os fãs. Foto: Duda Bairros

Se vivemos em um mundo em que as mudanças tecnológicas acontecem cada vez mais rápido e sustentabilidade deixou de ser conversa de ecologistas e virou pauta fundamental na vida de todos nós, o automobilismo, que, há décadas, caminha ao lado não apenas da tecnologia mas da mobilidade, talvez nunca tenha tido tanta importância como polo gerador de soluções como agora. Acostumado a servir de plataforma de desenvolvimento de tecnologia e componentes, neste momento, o esporte assume papel bem mais importante perante a sociedade: dar exemplos e mostrar caminhos.

A mobilidade nunca experimentou nada parecido com o que estamos testemunhando. A mudança dos combustíveis fósseis e do motor térmico de combustão interna para a eletricidade caminha a passos largos e apressados. Parece não restar dúvida em relação a duas coisas: que a energia que nos moverá será cada vez mais limpa e que passou da hora de agirmos de forma concreta contra a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa.
Todos os grandes fabricantes de carro trabalham insanamente contra o tempo em direção a novas tecnologias, como a híbrida, ou à eletrificação total de seus produtos, e, mais uma vez, o automobilismo assume papel de destaque.

Coube à Fórmula E a primazia de ser a primeira categoria formada por carros 100% elétricos. Coincidentemente, todas as grandes montadoras correram para lá, a fim de desenvolver tecnologias, bem como se utilizar do marketing que só o automobilismo é capaz de gerar. Alejandro Agag, criador da FE, implantou, também, no ano passado, a Extreme E, que disputa provas com SUVs elétricos em pontos do planeta que chamam a atenção aos problemas que devem ser encarados, urgentemente. Todos os seus eventos são livres de carbono.

Stock Car engajada

O DTM alemão anunciou, nesta semana, que neutralizou, pela primeira vez, as emissões de uma etapa, equivalentes a 30 toneladas. Por aqui, a Stock Car Pro Series fará muito mais.
Além de neutralizar as emissões de suas próximas etapas (em 24/10 e 21/11) e da temporada 2022 inteira, a categoria convidará seus fãs a fazer o mesmo com seus carros particulares, operação que seria praticamente inacessível, pois demandaria conhecimento em metodologia GHG Protocol ou contratação de consultoria especializada. A operação é simples e, em poucos minutos, cada um faz sua parte, por meio das ferramentas certificadas da Orma, empresa que trabalha para a construção de uma economia de baixo carbono.

A ideia principal é conscientizar o público em relação à importância de cada um saber o impacto que seu carro causa no meio ambiente. Para isso, a categoria, em parceria com a Orma, vai disponibilizar uma plataforma de neutralização de emissões automotivas, a Orma Auto, dentro da página oficial da Stock Car, para que qualquer pessoa compense o impacto do seu veículo no clima, de forma rápida, descomplicada e acessível. O valor é revertido na compra de créditos de carbono gerados por diversos projetos socioambientais selecionados pela Orma.

No final, o cliente recebe um certificado personalizado e um adesivo para o carro para mostrar que está fazendo a sua parte na luta contra as mudanças climáticas e influenciar mais pessoas a aderirem à causa. Por outro lado, a Stock Car também passa a neutralizar suas emissões de carbono de forma contínua, o que lhe confere o selo do evento Carbono Neutro. Veja como fazer a sua parte em: www.stockproseries.com.br/ormaauto

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login