Aprenda a utilizar o macaco do carro com segurança
Trocar o pneu não tem mistério, mas é importante usar as ferramentas da forma correta
1 minuto, 47 segundos de leitura
10/05/2023
Responda com sinceridade: você sabe trocar um pneu furado? Em uma situação de emergência (na estrada, à noite, por exemplo), tem certeza de que consegue dar conta do recado? Sabe usar o macaco com segurança?
Independentemente de qual tenha sido sua resposta, é bom conferir algumas dicas dadas por Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi ) da rede DPaschoal.
“A primeira recomendação é sempre, antes de uma viagem, verificar o funcionamento do macaco, porque normalmente ele é tão pouco usado que pode apresentar problemas quando precisar dele”, afirma o especialista. “Aproveite para verificar se ele está armazenado corretamente no porta-malas com a chave de roda.”
Caso tenha que utilizá-lo, procure estacionar o carro no local mais plano possível para garantir estabilidade. Providencie a sinalização com o triângulo de emergência.
“Antes de levantar o carro, acione o freio de estacionamento e engate uma marcha de força (1ª ou 2ª) se o veículo possuir câmbio manual ou P se for automático, para se certificar de que o carro permanecerá imóvel, mesmo quando estiver levantado”, diz Danilo Ribeiro.
O macaco deve ser encaixado no local correto, na lateral do carro (as indicações constam no manual do proprietário ou na parte inferior da carroceria, geralmente próximas das caixas de roda). “Antes de erguer o carro, afrouxe os parafusos ou porcas (tomando cuidado para não tirá-los) para facilitar a substituição.”
Uma recomendação importante é, ao levantar o carro, deixar o estepe sob o veículo, próximo ao macaco, até a hora da troca.
“Dessa forma, se houver algum problema e o macaco escorregar, por exemplo, o carro pode cair sobre a roda sobressalente, permitindo que você encaixe o macaco novamente; se o carro ficar no chão, isso não vai ser possível”, explica Ribeiro.
Com o pneu trocado, encaixe os parafusos até perceber que a roda está presa. Abaixe o carro e dê o aperto final quando ele estiver no chão. Recolha as ferramentas e procure um borracheiro para reparar o pneu furado assim que possível.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários