Atualmente, todos os carros de passeio novos à venda no Brasil têm motores refrigerados a água. Eles dependem do chamado líquido de arrefecimento (mistura de aditivo com água desmineralizada) para evitar superaquecimento e manter a temperatura ideal de funcionamento.
Por esse motivo, é fundamental que o sistema esteja sempre em perfeitas condições, com a quantidade certa do líquido.
Contudo, com o passar do tempo – e se a manutenção periódica não for feita corretamente –, é possível que surjam problemas no sistema de arrefecimento. Isso pode ocorrer em função de evaporação, ressecamento de mangueiras, vazamentos, entre outras razões.
Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da rede DPaschoal, ensina a detectar esse tipo de avaria:
1. Confira o nível do reservatório do líquido de arrefecimento. Mas faça isso com o motor frio e desligado. “Se estiver abaixo do recomendado, verifique embaixo do carro se existe alguma poça ou outro sinal de vazamento”, explica Ribeiro.
“Caso não consiga visualizar o nível, é melhor providenciar a troca do líquido, pois o reservatório provavelmente está sujo por conta do produto envelhecido e que já não cumpre sua função.”
Ao verificar debaixo do carro, fique atento para não se confundir com a água eliminada pelo equipamento de ar-condicionado, o que é normal, afirma o especialista.
2. Observe se há algum tipo de mancha ou outro sinal de vazamento junto à tampa do compartimento e nas abraçadeiras das mangueiras do sistema de arrefecimento. Elas têm espessura maior e geralmente estão posicionadas na parte superior do motor, conectadas ao radiador e ao reservatório.
“Com as mãos, é possível verificar se existe umidade ou outro indício de vazamento”, diz Ribeiro. Confira ainda a parte superior do radiador e o corpo central, a chamada “colmeia”, onde o líquido é resfriado.
Outro possível ponto de vazamento está na parte interna, caso o carro possua aquecedor. Retire os tapetes e confira o estado do carpete na parte dianteira da cabine, junto aos pedais e no lado do passageiro.
“Em alguns veículos, o aquecedor utiliza o líquido do sistema de arrefecimento para esquentar o ar que vai para a cabine.” Se houver algum vazamento, o líquido vai se depositar dentro do carro.
Ribeiro afirma que, embora essas dicas ajudem o motorista a identificar problemas, o reparo do sistema de arrefecimento deve ser feito por um profissional. Ele terá treinamento, ferramentas e equipamentos adequados para consertar o carro e evitar futuros inconvenientes.