Preciso limpar o motor do meu carro?
Falta de higienização pode levar à oxidação de componentes
1 minuto, 14 segundos de leitura
08/05/2023
A limpeza é essencial para manter o carro em ordem, não somente pela questão estética, mas porque contribui para identificar eventuais problemas mecânicos. O motor deve ser higienizado também, ainda que com uma frequência menor.
“A falta de limpeza ocasiona risco de oxidação de componentes e de ressecamento de mangueiras e plásticos de acabamento”, explica Ricardo Magagnin, gerente sênior de Pós-Vendas da Nissan do Brasil.
Além disso, é mais fácil, com o motor limpo, detectar vazamentos e outros problemas que podem comprometer o funcionamento do veículo.
Magagnin, contudo, faz um alerta: “Vários cuidados precisam ser tomados, pois, devido à tecnologia atual, os motores possuem muitas partes eletrônicas que não podem ser molhadas, como os módulos de ABS, alternador, bateria, injeção eletrônica, entre outros”.
Nem sempre é preciso lavar, literalmente, o compartimento. Uma escova e um pano macio úmido são suficientes para retirar a poeira e a sujeira mais pesada sem danificar os componentes eletrônicos. A única recomendação é realizar esse procedimento sempre com o motor frio.
Caso o motor precise ser lavado, de fato, Magagnin recomenda que o trabalho seja feito por um profissional habilitado para isso. Ele usará máquinas especiais para o procedimento.
“Procure sempre informações em uma concessionária próxima ou com o serviço de atendimento da montadora para orientações de como prosseguir”, afirma.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários