Revolução sobre rodas: conheça os impactos da inteligência artificial no gerenciamento de frotas
Segmento incorpora tecnologias de forma cada vez mais rápida, em busca de segurança, eficiência e redução de custos
O avanço acelerado de recursos diversos de Inteligência Artificial tem feito o trabalho de gerenciamento de frotas passar por transformações sem precedentes. O uso de tecnologias integradas e uma quantidade gigantesca de dados disponíveis se traduzem, com o auxílio de pessoas capacitadas, em operações mais eficientes, com custos menores e mais seguras.
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Como exemplo, a Michelin Connected Fleet, empresa de serviços e soluções para frotas conectadas do Grupo Michelin, que tem firmado parcerias com montadoras, como Mercedes-Benz e Scania, para que os veículos já saiam de fábrica a partir do próximo ano com as opções de soluções da empresa já instaladas.
“O serviço surgiu como uma forma de economizar tempo das empresas, pois sabemos que depois da compra o veículo normalmente vai para a instalação e fica parado. Dessa forma, entregar já pronto poupa tempo e durante a Fenatran percebemos interesse dos clientes”, explica Lucas Mendes, diretor geral Michellin Connected Fleet América Latina.
Aplicações no gerenciamento de frotas
Pela parceria, iniciada em 2012, os caminhões da Mercedes-Benz que serão entregues no próximo ano contarão com as Smart Cameras, dispositivos que usam inteligência artificial para prevenir acidentes por meio de vídeos, telemetria e alertas em tempo real para monitoramento de comportamento dos motoristas.
Dessa forma, esses avisos podem ser visuais ou sonoros na cabine e na plataforma, permitindo uma reação rápida do condutor, evitando situações de crise.
Em contrapartida, a linha de pesados da Scania contará, além da Smart Cameras, com o gerenciamento por meio de tablets com tecnologia satelital.
Assim, segundo a Michelin Connected Fleet, os tablets são a maneira mais tecnológica do mercado para interação entre o motorista e o gerenciamento de frotas.
“Com o tablet, o gestor transmite o que precisa, de forma eficiente, as informações que ele quer que o motorista acesse”, afirma. Como exemplo, entre esses insights o executivo menciona aplicativos importantes ou mesmo treinamentos.
Outra novidade veio da canadense Geotab, que apresentou durante a feira soluções que combinam a telemática e inteligência artificial.
Uma delas é o monitoramento do motorista e necessidade de manutenção do veículo – como estado da bateria e necessidade de troca, informações detectadas via dispositivo de telemática GO9 – além de fornecer, também, um relatório de reconstrução de colisões.
Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil, explica que ele funciona via machine leaning, registrando dados dos locais mais propícios a acidentes e atuando na prevenção.
Clientes Geotab
A empresa processa 75 bilhões de pontos de dados diariamente e fornece soluções para 4,5 milhões de veículos no mundo.
Um desses clientes é a PepsiCo na América Latina, que obteve 90% no Índice de Condução Segura (ICS) com o uso das soluções, melhorando a segurança e a eficiência das operações.
Outro destaque é com a No Carbon, divisão da JBS, que, com a ajuda da telemática, deixou de emitir mais de 3 mil toneladas de CO2 anualmente.
“Com a eletrificação de frotas em alta, soluções como a nossa são essenciais para empresas que buscam reduzir custos e diminuir seu impacto ambiental”, afirma Canicoba.
Eficiência, custos e segurança
Fornecedores de software como a Nstech, maior plataforma para supply chain da América Latina, também apostam, há algum tempo, na inteligência artificial para entregar aos clientes melhorias em indicadores de eficiência, redução de custos e de segurança.
“Trabalhamos com soluções que atendem operadores logísticos, transportadores e embarcadores, de ponta a ponta e que podem ser contratadas pela plataforma. E em praticamente todas há recursos de inteligência artificial e de machine learning”, diz Maurício Ferreira, vice-presidente de inteligência de mercado da empresa.
Entretanto, a IA está presente desde a parte de obtenção e digitalização dos documentos obrigatórios, até grandes controles.
Entre eles estão rastreamentos e roteirizações que aumentam a quantidade de entregas e reduzem o tempo no trânsito, até mapeamentos das praças mais frequentes para determinados tipos de roubos de carga, por exemplo.
“É constante a formação do nosso time em inteligência artificial. Temos uma parceria estratégica com a Microsoft, líder global no tema, que nos dá curadoria sobre como fazer aplicar a tecnologia aos nossos desenvolvimentos”, finaliza.
Destaques
Números Michelin Connected Fleet
- 330 mil soluções conectadas na América Latina
- Evitaram 70 mil acidentes
- Evitaram 886 mil toneladas de CO2 na atmosfera com o aumento da eficiência das operações
Fonte: Michelin Connected Fleet/2023
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