Londres lança ônibus elétrico que carrega em minutos; conheça tecnologia
Bateria compacta alcança 20% da carga em apenas seis minutos através de um “braço” no teto no ônibus
A missão de zerar as emissões líquidas de carbono até 2030 levou ao lançamento uma nova frota de ônibus elétricos em Londres. O destaque do novo modelo é a bateria que carrega em minutos através de um pantógrafo.
O pantógrafo, que permite o carregamento dos ônibus elétricos, consiste em uma estrutura parecida com um braço no teto do veículo. Dessa forma, o pantógrafo se conecta à rede de energia para carregar o veículo. Em apenas seis minutos, a bateria atinge 20% de carga.
Leia também: Cidade da Alemanha testa riquixás e micro-ônibus elétricos de graça
Além disso, um dos destaques da operação dos ônibus elétricos de Londres são os pontos de carregamento, que ficam nas extremidades do trajeto de 15 milhas, facilitando o trabalho dos motoristas. Conforme a Transport For London (TFL), a nova tecnologia de carregamento acelera o retorno desses veículos para circulação. Isso porque já não é necessário o deslocamento para um ponto de carregamento, como a garagem.
Antes da implementação do novo modelo em novembro de 2024, já circulavam 1.700 ônibus de emissão zero pela cidade, a maior frota de elétricos da Europa. Com a novidade, que inicialmente circula na rota 358, a expectativa é reduzir a quantidade de veículos necessários na frota.
Nesta primeira fase de implementação, o novo modelo de ônibus elétrico de Londres vai realizar o caminho mais longo da cidade, entre Crystal Palace e Orpington. Inicialmente, 20 ônibus de carregamento ultra-rápido foram introduzidos no transporte público da cidade.
Novo modelo de ônibus elétrico
Lançada em novembro de 2024, a frota tem um design que lembra um bonde. Segundo divulgado pela Transport for London, responsável pelo transporte público da cidade, o novo modelo de ônibus elétrico está ligado com a política “Visão Zero”, capitaneada pelo vice-prefeito de meio ambiente Mete Coban.
Essa política tem a missão de zerar as mortes e lesões graves nas estradas da cidade. Por isso, o novo ônibus elétrico de Londres tem um formato frontal mais seguro, com recursos de segurança, delimitação de velocidade, avisos sonoros para alertar pedestres, visão direta e indireta para o motorista por meio de câmera.
Para os passageiros, a grande mudança está no design dos assentos aprimorados para reduzir lesões e uma proteção contra escorregamentos no piso. O modelo também oferece portas USB para carregamento e botões de assistência para acionamento.
Leia também: Ônibus elétricos: saiba quantos veículos rodam na América Latina e como o número cresce a cada dia
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários