Ciclopassarela Jornalista Erika Sallun, que liga Pinheiros a Butantã, é inaugurada em SP
Estrutura construída sobre o Rio Pinheiros tem 685 metros de extensão e era reinvindicada pelos ciclistas desde 1995
![Ciclopassarela Jornalista Erika Sallun. Foto Foto: Edson Lopes Jr./Secom/Prefeitura de SP Ciclopassarela Jornalista Erika Sallun. Foto Foto: Edson Lopes Jr./Secom/Prefeitura de SP](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/20250130_Inauguracao-da-Ciclopassarela-Jornalista-Erika-Sallum_ELJ-3-1.jpg.webp)
A ciclopassarela Erika Sallun foi inaugurada pela Prefeitura de São Paulo na quinta-feira, 30 de janeiro. Trata-se de uma estrutura para deslocamentos por bicicleta e a pé que liga os bairros de Pinheiros a Butantã, na zona eeste da capital paulista, passsando por cima do Rio Pinheiros.
A ciclopassarela é uma reinvindicação da população, especialmente de ciclistas, desde 1995. A obra de 685 metros de extensão, contudo, começou a ser construída em 2023 e só foi inaugurada agora.
Ela foi batizada de Erika Sallun em homenagem à jornalista, ciclista e cicloativista morta em 2021 vítima de câncer de mama.
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De acordo com a Prefeitura, a ciclopassarela teve investimento de R$ 46 milhões e tem capacidade para atender 166 mil pessoas todos os dias.
A ciclopassarela é exclusiva para tráfego por bicicleta ou a pé e passa por cima do Rio Pinheiros, a cerca de 8 metros de altura da marginal.
![](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/20250130_Inauguracao-da-Ciclopassarela-Jornalista-Erika-Sallum_ELJ-9601.jpg-1024x683.webp)
Na inauguração da ciclopassarela, todavia, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) infomrou que fará ações para garantir a segurança na travessia. Assim, a fala veio após aumentarem as reclamações por assaltos em outra ciclovia próxima, no Parque Bruno Covas, às margens do Rio Pinheiros.
De acordo com o prefeito, contudo, nos dois locais haverá a instalação de câmeras do Smart Sampa. Trata-se do programa de monitoramento em tempo real que opera na capital paulista em parceria com a Guarda Civil Metropolitana.
Ligação da ciclopassarela com o transporte público
A ciclopassarela está estrategicamente localizada entre as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb, importantes vias na região
A estrutura conta com uma ciclovia bidirecional, passeio para pedestres e acessos seguros por meio de rampas e escadas integradas. Dessa forma, ela se conecta à ciclovia da Marginal Pinheiros e à rede cicloviária dos dois bairros, ampliando as opções de deslocamento sustentável.
Do lado Pinheiros, entretanto, a saída fica próxima a estação Hebraica-Rebouças, da Linha 9 (Esmeralda), operada pela ViaMobilidade. O projeto também inclui uma pista de skate recreativa no lado de Pinheiros.
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Repercussão
Nos canais oficiais da prefeitura ou mesmo do prefeito Ricardo Nunes (MDB), contudo, a população elogiou a obra e a possibilidade de cruzar os dois bairros rapidamente de bicicleta ou caminhando.
Da mesma forma, as pessoas comemoraram o incentivo aos modais sustentáveis e muitas pessoas pediram cuidados com manutenção preventiva, segurança e iluminação.
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Números da Ciclopassarela Jornalista Erika Sallun
- R$ 46 milhões em investimentos
- 685 metros de extensão
- 8 metros de altura em relação à Marginal Pinheiros
- Capacidade para atender cerca de 166 mil pessoas diariamente
Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
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