Não faça isso em casa! Saiba quais reparos exigem um mecânico
Alguns problemas do carro são mais complexos e precisam de mão de obra qualificada

O proprietário do carro pode fazer alguns pequenos reparos em casa sem a ajuda de um mecânico. Contudo, a maioria dos consertos requer a intervenção de um profissional com equipamentos adequados. Afinal, os sistemas veiculares atuais são sofisticados, repletos de tecnologias modernas e complexas.
“O motor a combustão interna, com sua precisão mecânica e a integração com sistemas elétricos e eletrônicos, é um exemplo da complexidade”, afirma Marco Barreto, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “O reparo e amanutenção dos componentes demandam conhecimento técnico aprofundado. A mesma exigência se aplica a outros sistemas, como transmissão e direção.”
Assim, não se atreva a colocar a mão na graxa na hora de mexer no motor em caso de reposição de componentes críticos. Por exemplo: cilindros, pistões ou câmbio. Tampouco sistema de injeção eletrônica.
“Veja o defeito no câmbio automático. Hoje, existem estabelecimentos que só cuidam disso, porque a substituição de peças da transmissão precisa de profissionais qualificados no assunto”, diz Barreto.
Outro sistema que pede um mecânico treinado é o ABS, porque se trata de uma tecnologia avançada, que envolve sensores, bombas, válvulas e computadores.
“Além disso, o ABS está integrado ao controle de estabilidade, que nem sempre é simples de mexer. Uma falha na manutenção pode afetar toda a segurança do carro e provocar um acidente”, afirma.
Se o problema estiver no turbo, leve o automóvel a uma oficina especializada, uma vez que ele tem peças móveis e controles eletrônico e mecânico. “O reparo de um turbo necessita de ajustes milimétricos para garantir o desempenho do veículo”, afirma o docente.
Oficina de confiança
Nos dias quentes, o ar-condicionado é primordial para proporcionar bem-estar a bordo. Caso ele não funcione, corra para a oficina especializada, que fará o diagnóstico para saber se o defeito está nos compressores, condensadores, evaporadores ou nas válvulas.
O sistema também requer mão de obra treinada para mexer com controles eletrônicos, sensores e materiais especiais, como óleos e elementos resistentes à corrosão.
O conjunto elétrico-hidráulico igualmente é intrincado e costuma dar muito trabalho durante o conserto, por possuir computadores, sensores e controles. “Ele está conectado a outros componentes do carro e alguém despreparado está sujeito a aumentar o problema”, adverte.
Barreto alerta que o proprietário deve procurar oficinas especializadas ou concessionárias quando o carro apresentar avarias nos sistemas de arrefecimento, de injeção direta e de navegação.
“O grau de complexidade é alto e não deve ser alvo da curiosidade de amadores”, diz. “Se a escolha do dono for não fazer a manutenção na concessionária, então ele deve recorrer a uma oficina de confiança e muito bem avaliada.”
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