CVT é melhor do que o câmbio automático convencional? | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

CVT é melhor do que o câmbio automático convencional?

Por: . 03/07/2023

Publicidade

Entender

CVT é melhor do que o câmbio automático convencional?

Sistema tem vantagens que nem todo mundo conhece; entenda como ele funciona

1 minuto, 59 segundos de leitura

03/07/2023

Foto: Getty Images

O CVT é um tipo de câmbio automático que equipa vários carros no mundo todo. Assim, o sistema, cuja sigla significa Continuously Variable Transmission, ou Transmissão Continuamente Variável, está em modelos como os Honda City e HR-V, por exemplo. Assim como nos Fiat Argo e Pulse e no Toyota Yaris, todos vendidos também no Brasil. 

Conforme o engenheiro mecânico Daniel Bassoli, diretor executivo da Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular (Fenive), em vez da embreagem, os câmbios automáticos convencionais têm um dispositivo chamado de conversor de torque. “Ele converte o movimento do motor para a transmissão”, explica o especialista. 

Por sua vez, o CVT tem polias cônicas, de diâmetro variável, em geral ligadas por correia metálica ou corrente. Como não há engrenagens, o conjunto oferece relações infinitas de movimento. Ou seja, que variam conforme a correia, ou corrente, se move. Grosso modo, é o mesmo tipo de sistema usado em máquinas de lavar roupa. 

CVT é voltado ao conforto

Assim, o conjunto permite que a rotação do motor mantenha ritmo mais constante durante as acelerações. Como resultado, há menor consumo de combustível na comparação com os câmbio automáticos convencionais. Porém, o sistema é criticado por muitos consumidores.

Embora a suavidade seja uma característica do câmbio CVT, quem prefere esportivos considera seu funcionamento “sem graça”. Isso porque o carro demora a responder aos comandos do acelerador. Entre as poucas exceções, está o CVT do esportivo japonês Subaru Impreza WRX.

Porém, algumas fabricantes programaram seus câmbios CVT para simularem marchas, como nos automáticos convencionais. “Isso para que a condução não pareça sem graça por causa da rotação constante em aceleração”, diz Bassoli.

Manutenção cara

Embora o CVT tenha construção mais simples que a transmissão automática tradicional, o custo de manutenção é mais alto. Um dos motivos é que a maior parte das peças de reposição é importada. 
Seja como for, os serviços feitos nas revisões periódicas são parecidos nos dois tipos de sistema. Assim, incluem, por exemplo, troca de lubrificante, de acordo com as recomendações do fabricante. Vale lembrar que a manutenção deve ser feita sempre em oficinas especializadas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA