Não é preciso, nem recomendável, esperar que o carro apresente algum problema para levá-lo à concessionária ou às oficinas. A chamada manutenção preventiva tem, como o nome já indica, a missão de evitar que o seu automóvel apresente falhas.
“Trata-se de uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos e sistemas do automóvel”, afirma Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitário da FEI. “Feita periodicamente, ela é capaz de reduzir ou impedir falhas e defeitos no carro.”
O professor explica que a manutenção corretiva, ao contrário, já acontece em caso de ocorrência de um problema. Ou seja, é uma providência pontual, não periódica e não sistematizada do veículo.
De toda forma, ambas implicam em parar de usar o automóvel temporariamente, uma vez que ele não pode funcionar durante a revisão ou reparação. “Mas, na manutenção corretiva, a pausa é feita em momentos de urgência; na preventiva, o processo é previamente elaborado para evitar danos”, esclarece.
Diversas intervenções podem ser realizadas na manutenção preventiva: trocas de velas, cabos de velas, óleos lubrificantes, filtros de ar, óleo e combustível, alinhamento e balanceamento. As ações referentes à suspensão e ao sistema de freio também são vitais para a segurança de todos a bordo.
Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, fique de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário.
Com uma revisão periódica programada, você identifica defeitos logo de início. Assim, qualquer problema é remediado com rapidez. Além disso, quando está com algum defeito, o carro pode consumir mais combustível e bateria, por exemplo.
Quando o carro tem algum defeito e começa a funcionar de forma irregular, ele tende a se desgastar mais. Uma peça avariada exige mais esforço de componentes ligados a ela, o que provoca a danificação progressiva do sistema.
Com a manutenção preventiva, os problemas são facilmente identificados e a rápida solução impede que outros componentes também sejam afetados. Isso prolonga a durabilidade do automóvel e melhora seu desempenho.
A manutenção pode identificar a necessidade de troca de peças. Como a revisão ocorre com antecedência e de forma planejada, você terá tempo para pesquisar os melhores preços no mercado.