Avaliação: BMW C 400X é opção requintada e ‘cara’ de mobilidade urbana | Mobilidade Estadão | MotoMotor, Scooters

Buscando sugestões para:


Publicidade

Avaliação: BMW C 400X é opção requintada e ‘cara’ de mobilidade urbana

Por: Arthur Caldeira . 19/12/2023
Meios de Transporte

Avaliação: BMW C 400X é opção requintada e ‘cara’ de mobilidade urbana

Nova scooter com motor de 34 cv de potência e câmbio CVT tem bom desempenho, além de equipamentos como controle de tração e conectividade para smartphones; preço, porém, parte de R$ 54.990

3 minutos, 31 segundos de leitura

19/12/2023

Teste BMW C 400X
Montada na fábrica da BMW, em Manaus (AM), C 400X também terá versão Sport (acima), com painel de TFT e pintura exclusiva, por R$ 59.900. Foto: Divulgação/BMW

Cada vez mais motociclistas, e até motoristas, têm enxergado nas scooters uma opção inteligente de mobilidade urbana. Afinal, são fáceis de pilotar, econômicas e práticas. A nova scooter BMW C 400X chegou às lojas, no final de novembro, de olho nesse segmento. Com design moderno e uma boa lista de equipamentos, a C 400X mira o consumidor que procura um veículo para driblar o trânsito, mas com algum estilo e sofisticação.

Suas linhas angulosas e os faróis assimétricos com DRL remetem à linha GS da marca alemã. No primeiro contato, também chama a atenção o bom nível de acabamento da scooter, desde os piscas embutidos na carenagem, passando pelo assento bicolor, até o escapamento em aço.

BMW divulga preço da scooter C 400X
C 400X tem duas versões à venda: Sport (à esq.) e Standard

A C 400X chega em duas versões – Sport e Standard –, que se diferenciam pela cor e também pela presença do painel de TFT, com o sistema de conectividade para celular, presente apenas na Sport. O preço parte de R$ 54.990, para a Standard, que tem painel convencional, e chega a R$ 59.900, para a topo de linha.

Os valores, porém, são um pouco salgados para o segmento scooter, mesmo se tratando de um modelo BMW. Afinal, sua principal concorrente, no mercado brasileiro, a Honda Forza 350, tem preço sugerido de R$ 48.250, mesmo sendo importada, enquanto a scooter alemã é montada em Manaus (AM).

Como anda a nova C 400X

Para dar partida, nada de chave na ignição: a scooter tem sistema de partida keyless, com chaveiro de presença. Basta um toque no botão para acordar o motor. Apesar do nome, a C 400X usa um monocilíndrico de 350 cm³ de capacidade. Com arrefecimento líquido e quatro válvulas, produz bons 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 3,5 mkgf de torque a 5.750 giros.

Painel TFT tem conectividade para smartphones

Na prática, e com a facilidade do câmbio automático CVT, os números se traduzem em boas acelerações nas saídas de semáforo e potência suficiente para rodar em avenidas de trânsito rápido e até mesmo rodovias. Embora, vale ressaltar, a C 400X tenha vocação mais urbana.

Equipada com rodas de liga leve aro 15, na dianteira, e aro 14, na traseira, a C 400X possui suspensões com curso reduzido, mas bem acertadas para enfrentar as ondulações das nossas ruas e avenidas. Apesar do porte e do peso de 226 kg, a scooter demonstrou agilidade nas mudanças de direção e muita segurança nas frenagens. Com disco nas duas rodas, o sistema ABS é de série. Outro item que aumenta a segurança é o controle de tração, que evita derrapagens da roda traseira em acelerações.

Compartimento expansível sob o banco

A posição de pilotagem é confortável e a conectividade para smartphones funciona bem, mas é preciso baixar o aplicativo BMW Motorrad Connect. Uma vez conectada ao app, o painel mostra as direções do destino escolhido, de forma muito clara, na tela de TFT. Um detalhe bastante útil nos dias de hoje, mas que custa R$ 5 mil a mais na etiqueta de preço.

Sistema flexcase da BMW permite guardar um capacete fechado, apenas quando a scooter estiver parada

No quesito praticidade, destaque para os dois porta-luvas no escudo frontal e para o inovador sitema flexcase da BMW. Trata-se de um compartimento expansível, sob o assento, que aumenta a capacidade de carga. Há espaço para um capacete fechado, mas somente quando a scooter estiver estacionada.

Embora seu preço seja um pouco elevado para o segmento, a BMW C 400X é uma opção mais requintada de mobilidade urbana. A fabricante aposta que o modelo pode atrair os clientes de motos maiores da marca que procuram a praticidade das scooters para rodar no dia a dia. Afinal, como diz o ditado, “mais vale um gosto do que dinheiro no bolso”.

Ficha técnica

BMW C 400X

Motor Um cilindro, 350 cm³
Câmbio Automático
Transmissão final CVT
Potência 34 cv a 7.500 rpm
Torque 3,5 mkgf a 5.750 rpm
Peso em ordem de marcha 226 kg
Preço A partir de R$ 54.900

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login