Estratégias inteligentes para evitar o trânsito: como chegar ao litoral sem estresse
Aplicativos podem ajudar a prever congestionamento e buscar alternativas para ir à praia com tranquilidade
Com o verão se aproximando, ir à praia é uma ideia que passa pela cabeça de muitos brasileiros. Assim, as estradas que levam ao litoral acabam ficando congestionadas.
Contudo, algumas estratégias ajudam a fugir do trânsito intenso. Deste modo, separamos algumas dicas para que quem quer viajar de carro possa aproveitar a praia com mais tranquilidade. Confira:
Quando viajar?
Se você consegue escolher as datas para suas férias ou folgas de fim de ano, fuja do Natal e do Ano Novo. Os dias 22, 23 e 24 de dezembro são as opções com maior previsão de congestionamento, pela proximidade com a data festiva.
Do mesmo modo, os dias 29, 30 e 31 acabam sendo as datas mais movimentadas para quem pretende curtir o Ano Novo na praia. Assim, se for possível, viaje com maior antecedência para o litoral.
Contudo, se as únicas datas livres para ir ao litoral são essas, vale buscar horários alternativos. Para o Sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, a Ecovias realiza estudos e divulga nos canais oficiais os melhores horários para viajar para o litoral.
Por sua vez, a Concessionária Tamoios divulga as previsões para a rodovia de mesmo nome. Já a Ecopistas monitora o Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto. Por fim, a AutoBan divulga a operação da Rodovia dos Bandeirantes e a CCR ViaOeste é responsável pelo Sistema Castello Branco-Raposo Tavares.
Portanto, para saber o melhor horário para viajar no fim do ano, ou mesmo no fim de semana, basta consultar as concessionárias para saber as previsões de congestionamento. Afinal, o trânsito muda de acordo com a data e com a região.
Como escolher as melhores rotas?
Para saber qual é a melhor alternativa de caminho para viajar, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Afinal, o melhor trajeto de hoje pode não ser a melhor opção amanhã devido a alguma alteração viária ou interferência.
Assim, antes de sair de casa, faça uma consulta nos principais aplicativos de trânsito. O Google Maps, por exemplo, permite que você simule a rota de acordo com o horário que pretende sair de casa ou chegar ao destino.
Outro recurso do app é baixar mapas para usar offline, em regiões sem cobertura de internet. Porém, com o Google Maps não traz atualizações de ocorrências em tempo real.
Para receber alertas instantâneos, o app mais indicado é o Waze. Com a ferramenta, você consegue saber se houve algum acidente no meio do caminho, te ajudando a decidir se é melhor mudar a rota ou não.
Portanto, usar os dois aplicativos pode ser interessante para conseguir programar sua viagem com antecedência e saber sobre imprevistos. Ambos estão disponíveis para iOS e Android, além de poderem ser acessados pelo navegador do computador.
Além disso, você pode utilizar o Gaspass para economizar na hora de abastecer o carro. O app conta com informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre os preços dos combustíveis nos postos ao longo do caminho.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários