Retrospectiva: 10 novas motos que chegaram ao Brasil em 2022
Com o mercado aquecido, fabricantes e montadoras de motocicletas apresentaram diversos lançamentos durante o ano; veja os principais
Até novembro, a indústria de duas rodas produziu 1.328.105 unidades, um crescimento de 18,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Trata-se também do melhor resultado para os primeiros 11 meses do ano desde 2014. Com as vendas também em alta e até fila de espera nas concessionárias, fabricantes aproveitaram para trazer diversas novas motos para o mercado brasileiro em 2022.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 novas motos que chegaram ao Brasil neste ano. O critério para a escolha dos lançamentos foi a importância do modelo ou a inovação que traz ao segmento.
Como sempre, haverá os leitores, que discordarão da lista, por sentirem falta de alguma novidade mais importante, segundo eles. Mas, talvez, seja esta mesmo a função das listas numeradas que fazem sucesso na internet. Relembrar acontecimentos e despertar a reflexão sobre o ano que passou.
10 principais lançamentos de 2022
Na nossa lista das “10 novas motos que chegaram ao Brasil em 2022” tem de tudo. De scooters de entrada, com equipamentos mais sofisticados, a potentes e modernas novas motos bigtrail, que trazem tecnologia semiautônoma para aumentar a segurança dos motociclistas. Confira os 10 principais lançamentos de motos do ano, segundo o MotoMotor, em ordem alfabética.
Bajaj Dominar 400
Modelo de maior cilindrada produzido pela Bajaj, a Dominar 400 merece destaque entre as novas motos que chegaram ao Brasil em 2022. Primeiramente, porque representa a estreia da gigante indiana no mercado brasileiro de motos. Mas, também, por surgir como uma interessante opção no segmento de média cilindrada – maior do que as street de 250 cc e 300 cc, porém menos potente e mais fáceis de manter do que as motos grandes.
Com motor de um cilindro, arrefecimento líquido, e 40 cv de potência máxima, a Dominar 400 tem a proposta de agradar quem usa a moto no dia-a-dia, mas também pega a estrada para viajar. Além de suspensão invertida, na dianteira, e freios ABS, o modelo oferece acessórios, como para-brisa e entrada USB, como itens de série. O melhor: por um preço bastante atrativo.
BMW F 900R
Não faltam motivos para a nova BMW F 900R, lançada recentemente, estar entre as principais novidades de 2022. Além de colocar a marca alemã de volta na briga pelo segmento naked, trata-se da primeira de sete novas motos prometidas pela BMW até 2025 para o mercado brasileiro. Os lançamentos acompanham o investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Manaus (AM), que terá sua área e capacidade produtiva aumentadas.
Para além dos motivos mercadológicos, a F 900R chega com a proposta de ser uma moto naked com pegada mais esportiva. Para tanto, a fábrica alemã adotou um motor de maior capacidade, além de novas suspensões e um chassi mais leve na sucessora da F 800R. Recheada de tecnologia, a BMW F 900R já foi lançada, mas só chega às lojas em janeiro de 2023.
Ducati Multistrada V4S
Além de seu novo motor, de quatro cilindros em “V”, com 170 cv, a Ducati Multistrada V4S também estreou no Brasil com a alcunha de ser a primeira moto do mundo equipada com radares.
O radar posicionado na frente do veículo controla o funcionamento do ACC (Adaptive Cruise Control). Enquanto o radar traseiro detecta veículos posicionados no chamado ponto cego, ou seja, a área não visível diretamente pelo piloto ou através do espelho retrovisor.
A tecnologia inovadora combinada com sua potência e versatilidade ainda garantiram o título da categoria “Melhor moto estradeira”, na votação popular, no Prêmio Mobilidade Estadão 2023.
Harley-Davidson Pan America 1250
Por ser a primeira bigtrail da Harley-Davidson, a Pan America 1250 também merece destaque entre as novas motos apresentadas neste ano. Além de ser uma opção mais versátil para os fãs da marca norte-americana, a Pan America tem a missão de atrair novos consumidores para a Harley.
Com bom pacote tecnológico, motor mais potente e menos vibrante do que os tradicionais V2 de Milwaukee, a Pan America 1250 é, acima de tudo, uma excelente moto aventureira. Tem boa autonomia e capacidade para viajar muitos quilômetros, sem se preocupar com o piso.
Honda PCX 160
Scooter mais vendida do Brasil, a Honda PCX ganhou motor maior e mais potente no modelo 2023. O modelo também trouxe o inédito controle de tração para o segmento das scooters de entrada – item que a Yamaha também incorporou na nova NMax 160 ABS 2023.
Para se manter na liderança, a PCX 160 também trouxe novas suspensões e pneus mais largos. Tudo para oferecer, dessa forma, mais conforto para quem usa a scooter como opção de mobilidade urbana. Afinal, apesar do motor mais potente, a Honda promete um consumo menor do que na antiga PCX 150.
Honda NC 750X DCT
A nova geração da crossover NC 750X marcou a estreia do câmbio DCT nos modelos, digamos, médios da Honda no Brasil. Até então, o moderno câmbio automatizado de dupla embreagem aparecia apenas nas motos mais luxuosas e caras da marca japonesa.
Equipada com um motor derivado do antigo Honda Fit, ou seja, que gira pouco, a NC 750X casou muito bem com a tecnologia DCT. Com trocas quase imperceptíveis, graças à ajuda de recursos eletrônicos, a crossover surge como uma opção econômica e confortável para quem quer fazer longas viagens.
Suzuki Hayabusa GSX 1300R
Uma das novas motos mais aguardadas este ano, a lendária Suzuki Hayabusa GSX 1300R chegou ao país em agosto. Com a fama de ser a primeira moto de série a superar os 300 km/h, a “Busa” também marca uma espécie de renascimento da J.Toledo/Suzuki no segmento de motos premium.
A terceira geração da esportiva japonesa teve seu design renovado, ganhou mais eletrônica e sofreu modificações internas no seu motor de quatro cilindros em linha e 1.340 cm³ para atender às novas leis de emissão de poluentes Euro 5. Com isso, a “hiperesportiva” perdeu potência, passando de 197 cv para 190 cv. Entretanto, a Suzuki garante que a moto ainda chega aos 299 km/h de velocidade máxima!
Triumph Tiger 1200
A nova geração da Triumph Tiger 1200 chegou às lojas da marca, ainda no primeiro semestre, completamente renovada. A nova moto aventureira da marca inglesa perdeu peso, ganhou um motor mais potente, além de novas tecnologias, como sistema de radar com detecção de ponto cego.
Além disso, a Triumph adotou roda de 21 polegadas na Tiger 1200 Rally, tornando, assim, o modelo uma bigtrail de “verdade”. Com as garras afiadas para brigar com a BMW R 1250 GS, líder absoluta do segmento aventureiro, a nova Tiger 1200 ainda foi escolhida por nossa equipe como a “Moto do MotoMotor 2023“.
Yamaha Fluo 125 ABS
Apresentada em março deste ano, a nova scooter Yamaha Fluo ABS. Com motor de 125 cc e rodas de 12 polegadas, a nova Yamaha Fluo 125 traz diversos equipamentos até então inéditos no segmento de scooters de entrada, como freio ABS na dianteira, chave de presença e sistema “Start & Stop”. Itens que o colocam à frente da sua principal concorrente, a Honda Elite 125.
O modelo também mostra o bom desempenho do mercado de scooters. Em 2021, o segmento registrou recorde de emplacamentos, com 107 mil unidades vendidas, marca que deve ser superada neste ano. Com a nova Fluo, a Yamaha ampliou seu line-up de scooters de olho no segmento que não para de crescer.
Yamaha FZ15
Para fechar nossa lista de novas motos que chegaram ao Brasil em 2022, aparece outro importante lançamento da Yamaha neste ano. A pequena FZ 15 trouxe suspensão traseira monoamortecida e freio ABS para o segmento street.
A novidade inaugurou o segmento “small premium” e ilustra a estratégia agressiva da Yamaha para ampliar sua participação no mercado brasileiro de motocicletas. Com visual moderno e componentes inéditos entre as motos de 150/160 cc, a Yamaha FZ ainda levou o prêmio de Melhor Moto Urbana de 2023.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários