Por que o motor do carro precisa estar aquecido antes de sair?
Embora os automóveis tenham sistemas eletrônicos modernos, sair com o motor aquecido garante maior eficiência
2 minutos, 29 segundos de leitura
17/07/2023
Aquecer o motor do carro com carburador era essencial para garantir a eficiência da queima de combustível. Contudo, com a introdução da injeção eletrônica, que controla a quantidade ideal de etanol e/ou gasolina, isso deixou de ser fundamental.
Seja como for, especialistas recomendam esperar o motor do carro esquentar antes de sair. Assim, as peças internas vão atingir a temperatura ideal de funcionamento. Se estiver frio, o consumo de combustível, por exemplo, tende a ser maior. Aliás, cada componente tem características específicas.
É o caso dos pistões, que são feitos de alumínio. Assim, eles respondem ao calor antes do bloco do motor, no caso dos feitos de ferro. Essa diferença pode levar a uma pressão maior sobre anéis e laterais dos cilindros, o que faz aumentar o desgaste.
Pise leve nos primeiros minutos para aquecer o motor do carro
Nesse sentido, a maioria dos modelos modernos tem aviso de motor frio no painel. Nos Honda, por exemplo, há uma luz que serve para recomendar ao motorista que ele espere até que o motor do carro atinja a temperatura ideal.
Portanto, se você estiver com pressa e precisar sair imediatamente, o ideal é “maneirar na pressão do acelerador”. Com isso, é possível evitar que o motor do carro atinja rotações muito altas nos primeiros minutos de funcionamento.
Permita que os fluidos se aqueçam
Outro motivo para evitar sair com o motor do carro frio é a lubrificação do sistema. Se, por um lado, não é mais necessário esperar que o combustível atinja uma temperatura ideal de queima, por outro, há fluidos que precisam circular mais livremente. É o caso do óleo lubrificante.
Ou seja, após ficar parado na garagem em uma noite fria, por exemplo, o óleo desce e fica acumulado no cárter. Assim, ao dar a partida, a bomba que envia o lubrificante para todas as outras partes do motor vai ser mais exigida para atuar completamente.
Dessa forma, o ideal é girar a chave do carro e aguardar alguns instantes. Assim, é possível fazer a verificação de todas as funções. Portanto, a recomendação é dar a partida após todas as luzes se apagarem. Depois, enquanto o sistema começa a atuar, o que leva entre dois e três minutos, aproveite para afivelar o cinto de segurança. Bem como para escolher uma música ou checar o trajeto no navegador.
Da mesma forma, dirija de maneira suave nos primeiros quilômetros. Esse comportamento permite que o óleo lubrifique todas as partes móveis do motor do carro por igual. Outros fluidos, como o de freio e dos amortecedores, também precisam atingir certa temperatura para funcionar com eficiência.
Seguindo essas recomendações, você evita desgaste prematuro de peças do motor do carro. Como resultado, garante maior durabilidade do automóvel.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários