Confira 5 dicas para economizar combustível
Especialista ensina a dirigir de forma econômica e simples
2 minutos, 17 segundos de leitura
16/05/2023
O combustível está caro. Mas é possível gastar menos e poupar dinheiro evitando reabastecer a toda hora. Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi) da rede de lojas DPaschoal, ensina cinco dicas para dirigir de maneira econômica.
1. Providencie o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas a cada 10 mil km (ou quando perceber que o carro está puxando para um dos lados), além do rodízio dos pneus.
“Fazendo isso, o motorista já garante que a parte dinâmica do carro trabalhe dentro dos parâmetros definidos pela montadora, e, além de garantir conforto e segurança, a manutenção vai permitir que o automóvel rode de maneira mais livre, sem que o motor se esforce desnecessariamente, consumindo mais combustível”, explica Danilo Ribeiro.
2. Calibre os pneus (sempre frios) no máximo a cada 15 dias. “Lembre-se de seguir sempre a pressão recomendada pela montadora, que pode ser conferida no manual do proprietário ou no próprio carro, em uma etiqueta localizada geralmente junto à tampa do tanque de combustível ou no batente da porta do motorista”, afirma o técnico.
“Em automóveis mais modernos, a tarefa de checar a pressão é ainda mais simples. Basta conferir o monitor de pressão dos pneus – item presente até em modelos recentes mais acessíveis. Você economizará não só combustível, como os próprios pneus.”
3. Trocar o óleo lubrificante e o filtro de acordo com a recomendação da montadora. “Não faz sentido trocar um e manter o outro, cuja função é reter impurezas. Se fizer isso, é muito provável que o lubrificante novo acabe contaminado pela sujeira do filtro velho”, alerta o especialista.
“Aproveite também para substituir o filtro de ar e o filtro de combustível, a fim de garantir que a mistura ar-combustível esteja sempre livre de impurezas, proporcionando a melhor queima e, consequentemente, aproveitamento do combustível.”
4. Não carregue peso desnecessário. “Verifique o interior do veículo – incluindo o porta-malas – e retire tudo aquilo que não for utilizar. Brinquedos das crianças, ferramentas sem utilidade, revistas antigas. Todo peso adicional faz com que o motor tenha de trabalhar mais, prejudicando o consumo de combustível”, afirma Danilo Ribeiro.
5. Dirija de forma tranquila. “Evite acelerar em demasia e frear bruscamente, procure antecipar as ações”, diz Ribeiro. “Se perceber que o semáforo à frente está fechado há algum tempo e que deve abrir em poucos segundos, reduza a velocidade e a retome assim que possível sem pisar fundo no acelerador.”
Ele também recomenda ao motorista evitar arranques violentos. Além de gastar mais combustível, isso prejudica e reduz a vida útil dos pneus.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários