Briga pelo título se acirra | Mobilidade Estadão | Stock Car

Buscando sugestões para:


Briga pelo título se acirra

Por: Alan Magalhães . 28/09/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Patrocinados

Briga pelo título se acirra

Ricardo Maurício e Rubens Barrichello se apresentam na reta final

3 minutos, 4 segundos de leitura

28/09/2022

Ricardo Maurício liderou o pelotão em Santa Cruz do Sul (RS). Foto: Bruno Terena

Foi um final de semana de intensas emoções no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), um dos mais novos do Brasil, onde foram disputadas as corridas 17 e 18 do calendário 2022 da Stock Car Pro Series. Inaugurado em 2005, o traçado de 3.530 metros foi totalmente recapeado, antes da visita da Stock Car, e isso colocou mais um ponto de interrogação na cabeça dos engenheiros – que já têm muitos – em relação a como seria o comportamento dos carros sobre o novo asfalto.

A Fras-le/Fremax, fornecedora oficial de discos e pastilhas de freio da Stock Car, foi uma das mais atentas ao fato, já que a eficiência em frenagens depende fundamentalmente da efetividade dos freios e do atrito com o piso. E os resultados foram animadores. Aprovados pelos pilotos, os tempos de volta baixaram bastante, em relação a 2021: foram 2,5 segundos de diferença. “Por se tratar de um asfalto ainda novo, a variação de temperatura acaba interferindo bastante nos níveis de aderência. Há que se considerar também o vento, que acaba ‘varrendo’ bastante sujeira e poeira para dentro da pista, o que compromete mais ainda”, destaca André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax.

E quem mais comemorou foi o tricampeão Ricardo Maurício, que marcou sua primeira pole position na temporada 2022, mostrando que os maus resultados do início do ano não afetaram sua gana de tentar o tetra. “Ricardinho”, como é mais conhecido na Stock Car, se dá bem na pista gaúcha. Com quatro vitórias conquistadas, o paulista agora é o maior vencedor no circuito, superando Cacá Bueno, com quem chegou empatado a Santa Cruz do Sul, com três triunfos.

Vitória e salto na tabela

O final de semana acabou coroando dois campeões. Além de Ricardo Maurício, que venceu a Corrida 1, depois de ter largado na pole e feito a volta mais rápida, Rubens Barrichello faturou a vitória na segunda prova do dia. Os dois alcançaram três vitórias cada um e se isolaram como os maiores vencedores do ano.

Com os resultados da etapa gaúcha, a classificação se afunilou. O experiente piloto da Equipe Full Time Sports foi o maior pontuador da etapa, com 50 tentos. Barrichello chegou a Santa Cruz em quarto, na tabela, e a 33 pontos do líder, o paranaense Gabriel Casagrande. Depois do último final de semana, subiu para o terceiro posto, diminuindo a diferença para 20 pontos. Com um quarto e um terceiro lugares, Gabriel Casagrande manteve a liderança, agora com 259 pontos. A vice-liderança permanece com Daniel Serra, com 241, na cola do líder.

“Correndo por fora”, aparece o argentino Matías Rossi, com 236 pontos, na quarta posição, graças a um sexto lugar na Corrida 1 e o segundo na prova complementar. Com 336 pontos ainda em jogo, e sem contarmos com o descarte dos quatro piores resultados, é possível afirmar que muita gente tem chance. Afinal, os dez primeiros colocados na tabela estão separados apenas por 111 pontos, e apenas 5 separam o vice-líder do quarto mais bem posicionado na classificação.

A Stock Car volta a acelerar nos dias 22 e 23 de outubro para uma rodada dupla decisiva, que terá quatro corridas (duas no sábado e duas no domingo), no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), onde se definirão os pilotos que vão decidir o título na temporada 2022. Afinal, depois dela, cada competidor terá de descartar as quatro piores pontuações do ano, deixando a tabela real antes da grande final.

Rubens Barrichello foi o maior pontuador na etapa. Foto: Marcelo Machado de Melo

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login