08/02/2024 -
Tempo de leitura: 2 minutos, 39 segundos Os carros modernos, embora sejam chamados de “plastimóveis” pelos fãs de automóveis antigos, são muito mais seguros. Além de serem projetados com aços especiais para absorver melhor os impactos e proteger mais os passageiros, eles contam com uma série de equipamentos que não existiam há mais de uma década.
A lista pode variar de acordo com as obrigações legais de cada país ou mesmo conforme a estratégia de mercado das montadoras. Os itens mais comuns são cintos de segurança, airbags e sistema antitravamento de frenagem, o famoso freio ABS.
“Recentemente, o dispositivo Isofix, para fixação de cadeiras infantis, se tornou um item bastante presente nas arquiteturas automotivas”, diz Jairo Lima, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). No Brasil, a ancoragem de assentos para crianças é obrigatória desde 2020.
“Quanto maior o número de equipamentos de segurança embarcados no veículo, maior será a proteção aos ocupantes”, afirma o professor, que também recomenda uma consulta ao Programa de Rotulagem Veicular de Segurança na compra de um carro zero-quilômetro.
Veja os componentes de segurança mais importantes, segundo Jairo Lima:
- Sistema antitravamento de freios (ABS): tem a função de evitar o travamento das rodas em situações de frenagem de emergência ou em pavimento escorregadio.
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC): minimiza ou até evita derrapagens. Contribui para o controle do veículo, ajustando automaticamente a frenagem em cada roda.
- Sistema de distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD): por meio de um trabalho de sensoriamento, faz a distribuição da força de frenagem de maneira equilibrada entre as rodas para maximizar a eficiência da frenagem.
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS): oferece o monitoramento constante dos pneus, alertando o motorista no painel de instrumentos sobre a perda de pressão em um ou mais componentes.
- Controle de tração (TCS): realiza o balanceamento dos torques nas rodas, minimizando o escorregamento (destracionamento) durante a aceleração, controlando eletronicamente a potência do motor.
- Aviso de saída de faixa (LDW): esse sistema de sensoriamento alerta o motorista quando o veículo está saindo involuntariamente da faixa de rodagem.
- Sistema de controle de cruzeiro adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante, ajustando-a automaticamente para sustentar uma distância segura (pré-programada) do veículo à frente.
- Sistema de aviso de colisão (FCW): por meio do sistema de sensoriamento, indica ao motorista – com recursos sonoros e visuais no painel de instrumentos – a possibilidade de uma colisão iminente.
- Câmeras e sensores de estacionamento: evitam pequenas colisões durante o processo de estacionamento. Facilitam manobras e sinalizam quando houver obstáculos próximos.
- Sistema de monitoramento de ponto cego (BSM): avisa o motorista sobre veículos que estão fora do campo de visão nos espelhos retrovisores, evitando uma batida.
- Sistema de assistência de partida em subida (HSA): mantém o veículo parado por um curto período em uma inclinação após a liberação do freio, facilitando a partida.