Inovação

Você sabe tudo sobre carro elétrico?

Listamos neste post matérias que já foram publicadas aqui no Mobilidade sobre o assunto

2 minutos, 37 segundos de leitura

14/10/2021

Por: Redação Mobilidade

guia do carro elétrico

Pesquisa realizada em 2021 pela HSR-Route Automotive, nas nove principais regiões metropolitanas do País, mostra que 53,5% dos entrevistados se imaginam em um carro elétrico ou híbrido nos próximos cinco anos. Além disso, 52% dos usuários de aplicativos pagariam mais por corridas em carros elétricos. Foram ouvidas 575 pessoas (52% homens e 48% mulheres) com mais de 18 anos.

Mas você sabe tudo sobre carro elétrico e está preparado para ter um? Listamos neste post algumas matérias que já foram publicadas aqui no Mobilidade sobre o assunto. 

Locação de carro elétrico é um caminho para conhecer de perto e testar, na prática, a eletromobilidade
Segundo o presidente da Abla, hoje, existem perto de 1.200 automóveis elétricos ou híbridos disponíveis para locação, no Brasil. Esse número vem crescendo a cada ano. Para ter uma ideia, em 2018, eram cerca de 600 unidades.O consumidor encontra desde carros elétricos para locar por dia até contratos com assinaturas por um período maior, envolvendo, principalmente, modelos mais sofisticados.

Engenheiro adotou o carro elétrico para ensinar aos filhos os princípios de uma vida mais sustentável
“Desde cedo, explicava para eles a diferença entre carro elétrico e a combustão e a relação entre poluição, gás carbônico e aquecimento global”, conta Diogo Seixas, 40 anos. O engenheiro viveu mais de dez anos fora do Brasil, tendo a oportunidade de rodar com seis modelos elétricos de marcas diferentes. Durante o período na Califórnia, nos Estados Unidos, Seixas vivenciou a grande variedade desses modelos, bem mais acessíveis para compra e aluguel.

Por que o carro elétrico polui menos que os modelos a combustão
“Ele não despeja gases poluentes nem sequer possui escapamento”, afirma Gustavo Noronha, diretor de eletromobilidade da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Mas é preciso fazer uma análise mais ampla e observar também a etapa de produção do automóvel.

10 razões para a manutenção do carro elétrico ser mais barata
O preço do carro elétrico ainda é elevado no mercado brasileiro, mas a sua manutenção é mais barata em comparação ao automóvel com motor a combustão. Os valores mais baixos para manter o veículo com propulsão eletrificada são explicados, principalmente, pelo número bem menor de peças do conjunto mecânico e da inexistência de outros componentes. Os custos podem ser 50% menores em veículos pesados e 30% nos leves. 

O raio-x do carro elétrico
Veja como os principais sistemas do motor eletrificado colocam o automóvel em movimento sem a necessidade do combustível convencional.  O conceito do carro elétrico não é um emaranhado de tecnologias complexas como se imagina. Saiba qual é o papel dos principais sistemas existentes em um veículo com esse tipo de propulsão. 

Futuro da indústria pode estar no carro elétrico a hidrogênio
Em entrevista exclusiva ao caderno Mobilidade, os consultores Paulo Cardamone, Murilo Briganti e Cassio Pagliarini, da Bright Consulting, preveem mudanças importantes, que devem também alterar completamente o automóvel.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login