Os principais problemas mecânicos dos carros são provocados por três fatores: falhas de projeto, falta de manutenção e propostas não adequadas ao mercado brasileiro.
Segundo Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia da FEI, atualmente o desenvolvimento de projetos deve atender às regulamentações de emissões, à expectativa de eficiência energética e às necessidades de motoristas cada vez mais conectados. Isso requer bons profissionais, tecnologias de ponta e processos robustos de desenvolvimento.
“Os sistemas dos veículos, como transmissão e motor, e a carroceria são compostos por partes mecânicas, eletrônicas e softwares de controle. De forma geral, não existem mais sistemas puramente mecânicos e a manutenção é fundamental para o perfeito funcionamento do carro”, afirma.
Ele explica que não seguir alguns cuidados, como capacidade de carga, tipo de combustível e forma de condução, também provoca avarias nos componentes do automóvel. “Portanto, é importante obedecer às recomendações dos fabricantes na hora das revisões.”
O motor trabalha a uma temperatura média de 92°C. Acima disso, o sistema de arrefecimento entra em ação usando a circulação da água para diminuir o calor. Caso essa movimentação não ocorra, o carro pode apresentar problemas.
Para evitar problemas com o alternador ou com a bomba de combustível, o dono do veículo deve verificar se há sinais de dificuldade para ligar o carro e observar se existe redução das luzes ao dar a partida. Confira também se a correia do alternador está em ordem.
O motorista deve prestar atenção em sinais que revelam problemas no câmbio, como engate duro das marchas e trepidações na alavanca. Não deixe de checar sempre o nível de óleo e trocá-lo na data correta.
As baterias duram, em média, três anos. Se ela está descarregando com frequência, é porque a amperagem está caindo naturalmente à medida que o produto perde a capacidade de manter a carga. Nesse caso, o ideal é trocar o componente.
Não dirija com o tanque na reserva e, na hora do reabastecimento, vá aos postos de serviços confiáveis. Cuidado com os preços muito abaixo dos cobrados pelo mercado. Isso pode sinalizar que o combustível foi adulterado. Gasolina “batizada” é capaz de danificar seriamente peças do motor.
Trepidações demonstram falta de alinhamento nas rodas e problemas na calibragem. Pneus sem a pressão ideal deixam o carro mais instável e colocam em risco a segurança dos ocupantes.
Tome muito cuidado com o estado da correia dentada. Se ela arrebentar, o motor para de funcionar e os estragos podem ser muito graves.