Combustível de má qualidade e motorista que afunda o pé no acelerador são a combinação padrão para aumentar a média de consumo do carro. Mas existem problemas que estão no próprio veículo e que ajudam a esvaziar o tanque rapidamente.
“Um exemplo interessante é a pressão ideal dos pneus. Estudos mostram que eles podem influenciar em até 10% no resultado do consumo de combustível”, afirma Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.
Outros componentes, como filtros de ar e de combustível, também são capazes de prejudicar não só o funcionamento do veículo como piorar o consumo de gasolina e etanol.
“É preciso seguir as recomendações do fabricante e instalar peças confiáveis, desenvolvidas para atingir a máxima eficiência”, diz Gomes.
Veja sete problemas que explicam o maior consumo do automóvel.
Cheque regularmente velas, cabo de vela e bobinas. Com o tempo, elas se desgastam, impedindo a geração da centelha que faz a queima da mistura ar-combustível.
“Velas defeituosas causam desgaste de todo o conjunto de ignição”, explica o professor. “Dessa forma, é importante revisar os componentes a cada 10 mil quilômetros e trocá-las de acordo com a instrução da fabricante.”
O filtro de ar é uma barreira que impede partículas e detritos de chegar à câmara de combustão, comprometendo o funcionamento correto do motor. Os resultados são: aquecimento do conjunto, perda de potência e aumento de consumo.
O componente deve ser reposto a cada 10 mil quilômetros ou um ano, segundo a recomendação da fabricante. Não tente limpá-lo com jatos de ar comprimido. A força do jato pode romper as fibras do elemento filtrante.
Responsável por lubrificar todas as partes do conjunto mecânico e deixar o motor trabalhando na temperatura certa, o óleo, quando está vencido ou fora das especificações, piora o consumo. Daí a importância de ficar atento aos prazos de troca, que geralmente vencem a cada 10 mil quilômetros.
Vale ressaltar que não adianta trocar o óleo sem substituir também o filtro de óleo. O objetivo da peça é reter os resíduos naturais, que são produzidos pela queima de combustível e pelo próprio funcionamento do motor. O filtro vencido facilita a passagem de impurezas.
Pneu descalibrado aumenta a resistência ao movimentar toda a massa do automóvel. O esforço e o arrasto extras comprometem o consumo de combustível. Assim, encha os pneus ainda frios semanalmente, com a pressão indicada pela fabricante.
O componente serve para monitorar a mistura ar-combustível produzida durante a combustão do motor e “avisar” o sistema de injeção eletrônica. Se estiver quebrada, a sonda lambda dará informações distorcidas para a central, aumentando o consumo.
Na hora de trocar as peças, escolha sempre as originais. Itens não homologados pelo fabricante podem ter qualidade duvidosa, interferindo diretamente no consumo. Alguns exemplos são para-choques, bagageiros de teto, spoilers e calhas de chuva, que modificam a aerodinâmica do carro.