Fazer um checklist com os itens de manutenção do carro é uma ótima forma de garantir o bom funcionamento e a segurança. Portanto, o próprio dono do veículo pode verificar componentes e sistemas. É o caso, por exemplo, de discos de freio, correia, embreagem, filtros, pneus e estado e nível dos fluidos.
Para isso, preparamos um guia com recomendações para manter o carro em boas condições. Ou seja, fazer um checklist com frequência proporciona, além de tranquilidade, conforto e segurança ao motorista e aos ocupantes. Assim, ao seguir orientações básicas, dá para evitar surpresas desagradáveis.
Óleo do motor. Ao parar para abastecer, é comum o frentista oferecer para verificar o óleo do motor e outros fluidos do carro. Contudo, isso pode ser feito pelo próprio motorista; veja como;
Lubrificante certo. A troca do óleo do motor deve ser feita seguindo a determinação da montadora. Assim, faz parte do plano de manutenção regular do carro. Como há vários tipos de produtos disponíveis no mercado, é preciso checar as informações que constam na embalagem;
Saiba que o filtro também tem vida útil. Ou seja, o correto é sempre substituí-lo no início do ciclo do óleo, que geralmente ocorre a cada 10 mil quilômetros. Assim, a sujeira anterior não contamina o novo lubrificante.
Manutenção preventiva dos freios. Pastilhas e discos devem ser checados periodicamente. Afinal, desgaste irregular no sistema de frenagem pode comprometer a segurança. A dica é seguir o que diz o manual do carro;
Nível de fluido de freio. Assim como o nível do líquido de arrefecimento, o do sistema de freios deve estar entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Se estiver abaixo do mínimo, pode haver algum vazamento. Vale lembrar que ele tem validade. O produto vencido também pode comprometer as frenagens;
Calibragem do pneu adequada é uma das principais maneiras de conservar as peças. Além disso, é preciso fazer o rodízio regularmente e a substituição sempre por pneus de mesmas medidas e especificações;
Alinhar e balancear os pneus é fundamental para garantir a segurança. Afinal, sem isso o desgaste será irregular. Nesse caso, pode haver perda de eficiência em curvas e, sobretudo, maior risco em curvas e em pisos escorregadios, como sob chuva;
Troca do filtro de ar. As montadoras costumam indicar a substituição dos filtros nas revisões periódicas. Porém, no caso de veículos que rodam muito, bem como os que circulam com frequência em locais com muita poeira, como vias de terra, a substituição deve ser feita em intervalos menores;
Velas de ignição são peças fundamentais para o bom funcionamento do motor. Portanto, devem ser checadas a cada 10 mil quilômetros, em média. Para saber quando trocá-las, basta consultar o manual do proprietário. Geralmente, a substituição é feita a cada 50 mil ou 60 mil quilômetros rodados. Falhas na aceleração podem ser sinal de defeito nessas peças.